Tanto em condomínios residenciais quanto empresariais, serviços de portaria são essenciais para manter a segurança e organização no controle de acesso. Por esse motivo, esse setor se destaca como um dos que mais exigem investimentos e também está entre os que mais geram preocupações por parte de administradores e síndicos.
Diante desse cenário, uma tecnologia que tem se destacado entre diversos condomínios é a portaria digital, que realiza monitoramento e controle de acesso totalmente à distância. Esse tipo de aparelho, no entanto, ainda tem sido motivo de muitas desconfianças: de fato ele pode ser tão confiável – ou até melhor – que a portaria física? Quais são seus diferenciais?
Confira: Diferença entre os serviços de portaria virtual e física
Dessa forma, este post do Generall irá esclarecer alguns pontos sobre a portaria virtual e também sobre a tradicional. Com essas informações, será mais fácil decidir qual o modelo mais adequado para seu condomínio. Confira:
– Enquanto nos serviços de portaria tradicionais o monitoramento e controle de acesso acontecem in loco, na portaria virtual tudo é realizado à distância. Isso significa que um controlador treinado monitora, de uma central, as câmeras instaladas nos portões do condomínio, acompanhando e/ou autorizando a entrada e saída de moradores e também de visitantes. Vale ressaltar que a maneira como esse controle acontece pode variar de acordo com cada fornecedor. No caso dos moradores, é possível realizar o controle de acesso por meio de reconhecimento biométrico ou então da íris dos olhos.
– Por outro lado, o serviço de portaria comum conta com um profissional que fica numa guarita interna, próximo ao portão. De lá, ele realiza o contato direto com os visitantes ou moradores, realizando o controle de acesso e também verificando possíveis ameaças ao redor. Além disso, o porteiro deve solicitar reenvio de entregas de grande porte quando o condômino estiver ausente, acender e apagar as luzes das partes comuns do edifício, de acordo com a necessidade, entre outros.
– Muitos condomínios preferem os serviços de portaria virtual porque, além de serem práticos, também podem ser uma boa fonte de economia. Afinal de contas, os gastos com a portaria incluem, ao menos, dois funcionários e também o equipamento de monitoramento dentro da guarita.
– Contudo, é importante lembrar que – caso seja escolhido a portaria in loco – o mais indicado é apostar em serviços terceirizados. Isso porque o condomínio pode evitar gastos com encargos e processos seletivos, além de garantir a contratação de porteiros treinados por uma empresa com expertise no assunto.
Dessa forma, é possível concluir que tanto a portaria virtual quanto a física podem ser extremamente eficazes – o mais importante, então, é contratar uma empresa fornecedora de confiança.
Conheça o Generall Serviços
Que tal conhecer os serviços promovidos pela Generall? Presente no mercado há mais de 14 anos, a companhia oferece serviços de portaria digital e tradicional com tecnologia e mão de obra de ponta.
No caso da portaria virtual, a Generall oferece vigilância virtual do patrimônio 24 horas; monitoramento remoto de imagem e áudio bidirecional simultâneos; travamento e abertura remota de portas para efetivo controle de acessos, além de apoio em necessidades emergenciais.
Clique aqui e veja mais informações.
Confira também: Central de portaria remota | Como funciona uma portaria virtual?