Serviço terceirizado de recepção e atendimento

Empresa de Portaria Remota monitorada a distância
Portaria Remota monitorada a distância: Como funciona?

Muitas vezes a recepção e o atendimento são o primeiro contato de uma pessoa ou cliente com uma empresa, por isso oferecer um serviço de excelência é fundamental para transmitir os valores da companhia e construir uma imagem positiva perante o público.

Assim, empresas especializadas em serviço terceirizado de recepção e atendimento são peças-chave para garantir a segurança, organização e bem-estar no ambiente corporativo, desde o primeiro contato na chegada ao estabelecimento até a interação por telefone ou mensagens eletrônicas.

Como implementar melhorias na recepção e atendimento

Um dos princípios básicos de um bom serviço de recepção é o relacionamento interpessoal, baseado em habilidades de comunicação, cordialidade e conhecimentos específicos de um determinado negócio. Por isso, para que a atuação do colaborador seja a melhor possível, é necessário:

Conhecimento sobre a empresa

Geralmente direcionado para tirar dúvidas gerais, cada funcionário desse setor deve ter na ponta da língua informações básicas sobre a companhia e conhecer todos os valores e processos, repassando mensagens com clareza e exatidão.

Comunicação adequada e boa postura

Por ser o porta-voz de entrada de um cliente na organização, o profissional de recepção e atendimento deve utilizar uma linguagem clara, cordial e natural, com habilidades para lidar com todos os tipos de público, além de aderir a uma postura profissional adequada para transmitir os valores da empresa.

Treinamentos

Para exigir todos os pontos acima, devem ser realizados constantes e intensos processos de capacitação, visando qualificar e atualizar os conhecimentos técnicos dos colaboradores.

6 dicas para terceirização da recepção e atendimento

Terceirizar serviços de recepção e atendimento pode demandar alguns cuidados na hora da contratação, como:

1. Tenha atenção ao escolher a empresa terceirizada

Muitas vezes as aparências enganam. Antes de definir uma prestadora de serviços, é importante se certificar da idoneidade da companhia por meio da averiguação de documentos, como certidões negativas de débitos, contrato social, possíveis reclamações e listas atualizadas de clientes.

2. Defina um perfil adequado para sua empresa

Cada organização tem seu modelo de negócio e padrão de atendimento. Devido a isso, além dos requisitos básicos dos profissionais contratados, a empresa pode solicitar habilidades adicionais e específicas.

3. Estabeleça acordos com o funcionário

Apesar de manter vínculo empregatício com a empresa terceirizada, o colaborador deve respeitar e se adaptar às necessidades e exigências da companhia contratante, como horários, procedimentos e outras regras.

4. Atente-se ao pagamento de direitos

De acordo com a lei, a prestadora de serviços é quem detém a obrigação de pagamento ao funcionário, mas cabe ao contratante fiscalizá-lo para não ser responsabilizado futuramente quanto a questões trabalhistas. Nesse caso, é importante exigir em contrato a obrigatoriedade do fornecimento de comprovantes.

5. Garanta que há treinamento especializado

Cabe à empresa terceirizada entender o negócio e as necessidades de cada cliente, de modo a fornecer treinamento e orientações personalizadas ao profissional. É importante entender que, quando se terceiriza esse tipo de serviço, é transferida a responsabilidade de preparo para desempenho diário à empresa contratada.

6. Cuidado com a rotatividade dos funcionários

 Interrupção do fluxo de produtividade, falta de adaptação com a equipe interna, problemas de segurança. São vários os pontos negativos que devem ligar o alerta de uma empresa quando o ciclo de substituições de Recursos Humanos é muito alto. Além disso, a saída constante de colaboradores pode indicar uma má gestão da prestadora de serviços.

Os diferenciais da Generall

Especializada em prestação de serviços terceirizados de recepção e atendimento, a Generall oferece soluções diferenciadas que integram e otimizam mão de obra qualificada (recepcionistas, atendentes, telefonistas, seguranças e mais) com tecnologia de ponta e avançados procedimentos técnicos. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços.