Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
A segurança é indispensável para todas as empresas, e o mesmo se aplica às de pequeno porte, que também precisam ter seu patrimônio e as pessoas protegidas contra eventualidades.
A limitação no orçamento é algo que deve ser considerado, mas, ainda assim, é possível contar com medidas importantes para a segurança, de modo que o trabalho possa correr da melhor maneira possível.
Confira o que as pequenas empresas podem fazer em prol de sua segurança e como deve ser o planejamento e a execução dessas ações.
Como manter as empresas de pequeno porte seguras?
Ao seguir esse passo a passo, a segurança poderá ser vista também em pequenas empresas, sem que isso impacte muito o seu orçamento!
Faça uma avaliação de riscos
Para decidir o que será feito para a segurança da empresa, é necessário saber quais são as suas necessidades, e é aí que entra a avaliação de riscos, cujo objetivo é o de traçar um panorama sobre o que deve ser feito.
A partir dessa avaliação, a empresa saberá quais são suas prioridades e, assim, poderá destinar o orçamento com mais precisão, o que tende a apresentar os melhores resultados possíveis.
Invista na instalação de câmeras e no monitoramento eletrônico
Uma das melhores medidas que podem ser realizadas por uma empresa é a instalação de um sistema de câmeras no estabelecimento, o que ajudará a ter registros em vídeo de tudo o que acontece.
O investimento pode ser um pouco alto quando o empreendimento de pequeno porte deseja fazer isso sozinha, mas, ao contar com uma empresa de segurança, o valor da instalação pode ser diluído ao também contratar o serviço de monitoramento eletrônico, que funciona justamente com o uso das câmeras.
A tendência é de que o valor das parcelas seja reduzido com o passar do tempo, já que a instalação das câmeras já terá sido paga, cabendo à empresa pagar apenas pelo serviço de monitoramento eletrônico.
Controle de acesso também pode ajudar
A instalação de uma catraca e a confecção de crachás para colaboradores e visitantes é uma forma prática e eficiente de ajudar na segurança, já que apenas as pessoas devidamente autorizadas poderão entrar.
O investimento não é tão alto e cabe no orçamento das empresas, que terão condições muito melhores de segurança. Logo, essa é uma boa opção a se considerar.
Cuidado com as portas e janelas
As portas são importantes para se locomover entre as diferentes áreas de um estabelecimento, enquanto as janelas são importantes para a iluminação e a ventilação natural, mas é preciso redobrar os cuidados com elas em relação à segurança.
Quando não estiverem sendo utilizadas ou quando não houver ninguém próximo, o ideal é mantê-las fechadas, o que evita de pessoas mal intencionadas acessarem o estabelecimento.
Outra alternativa é a instalação de grades de segurança nas janelas, o que permite que elas fiquem abertas e, ainda assim, impossibilitem a passagem.
Cuide da segurança das pequenas empresas!
Ao adotar as dicas mencionadas, sua empresa poderá ficar muito mais segura, sem que o orçamento seja muito afetado. Ao pensar no médio e longo prazo e, principalmente, na proteção do patrimônio e também das pessoas, o investimento apresenta um excelente custo-benefício.
A Generall é uma empresa de segurança referência de mercado. Com mais de 25 anos de experiência, ela é especializada em monitoramento e segurança eletrônica, além de vários outros serviços para empresas de todos os portes e segmentos.
Clique aqui e acesse agora mesmo o blog da Generall. Venha conferir diversos conteúdos que preparamos especialmente para você sobre segurança patrimonial e vigilância em empresas e residências.
Confira também: Portaria remota