Contratar empresas de segurança privada é fundamental para garantir a segurança de seu patrimônio e a integridade física das pessoas. Mas não basta apenas contratar uma empresa do ramo. É preciso tomar alguns cuidados para escolher a melhor opção.
Se você não sabe quais cuidados são esses, acompanhe o artigo de hoje e descubra as principais orientações para se fazer um bom negócio!
Áreas de atuação da segurança privada
Um dos principais cuidados que se deve ter ao contratar uma empresa de segurança privada é verificar o tipo de serviço que você precisa e se a empresa é especializada na área de atuação desejada. Basicamente, há três frentes de atuação:
1. Segurança patrimonial
A segurança patrimonial visa proteger o patrimônio de empresas, instituições, condomínios e residências, além de promover a integridade física das pessoas que acessam o local.
Entende-se como patrimônio os ativos tangíveis e intangíveis do contratante. O primeiro abrange imóveis, mobília, equipamentos, veículos, estoque, colaboradores e dinheiro. Já o segundo inclui os bens não materiais, como licenças, direitos autorais, carteira de clientes e marca.
2. Segurança pessoal
A segurança pessoal é o conjunto de ações preventivas, cujo objetivo é assegurar a integridade física e mental de um indivíduo, a fim de evitar sequestros, assaltos, agressões, atentados contra a vida e qualquer outro tipo de ataque.
Geralmente, a segurança pessoal é contratada para proteger pessoas com alto padrão de vida, políticos, testemunhas e celebridades, por exemplo.
3. Transporte de valores e escolta armada
O transporte de valores e a escolta armada propõem-se a garantir a segurança de cargas de alto valor agregado, traslados via modais rodoviários, aquaviários e aéreos, a fim de assegurar que não sejam roubadas.
Alguns exemplos de cargas de alto valor são: dinheiro, joias, títulos, ações, pedras e metais preciosos.
Cuidados fundamentais ao contratar uma empresa de segurança privada
Além de contratar uma empresa de segurança privada especializada na área que você precisa, é necessário tomar os seguintes cuidados:
- Certifique-se que a empresa é autorizada pela Polícia Federal: a segurança privada é regulamentada no Brasil e, para ser exercida legalmente, deve possuir autorização emitida pela Polícia Federal (PF), do contrário, trata-se de uma empresa clandestina, ou seja, que não consta no banco de dados, portanto, não há como as autoridades fiscalizarem e garantirem o cumprimento da lei;
- Solicite os documentos necessários para o funcionamento da empresa: além da autorização expedida pela PF, a empresa de segurança privada deve dispor do certificado de segurança (renovação anual), comprovante de recolhimento de contribuição sindical do exercício atual (GRCS), alvará de revisão de autorização de funcionamento (renovação anual), autorização de funcionamento, certificado de formação dos vigilantes, registro de armamento e certidões negativas do FGTS, INSS, impostos municipais, estaduais e federais;
- Informe-se sobre o tempo de experiência da empresa: o tempo de atuação de uma empresa no mercado é um importante indicador da qualidade dos serviços prestados, portanto, valorize empresas com anos de credibilidade no segmento;
- Acesse o site Reclame Aqui: esse portal permite que consumidores de todo o Brasil possam compartilhar reclamações sobre experiências de compra e contratação de serviços malsucedidas. Assim, você pode verificar se há muitas contestações sobre a empresa que deseja contratar, as queixas e como busca resolvê-las;
- Entre em contato com os clientes da empresa: busque entrar em contato tanto com clientes atuais quanto com aqueles que já cancelaram o contrato com a empresa de segurança privada. Assim, você saberá como o serviço está sendo prestado atualmente e o que levou os clientes a cancelarem o contrato. Você pode solicitar à própria empresa o contato dos clientes ou até mesmo consultar os perfis que seguem a conta da empresa nas redes sociais e perguntar se já contrataram o serviço ou se conhecem alguém que o contratou;
- Verifique o quadro de funcionários: para atuar na área de segurança privada, é preciso possuir a Carteira Nacional de Vigilante (CNV), certificados de treinamento e o registro de armamento, portanto solicite essas informações à empresa para garantir que tudo esteja de acordo com a lei e que os colaboradores têm plenas condições de exercerem a profissão;
- Assegure-se de que a empresa investe em equipamentos de qualidade: equipamentos de última geração, fabricados por marcas com credibilidade no mercado e que passam por manutenções preventivas, oferecem uma maior segurança às pessoas e seus bens. Sendo assim, solicite essas informações à empresa;
- Confira se a empresa realiza análise de risco e elabora o plano de segurança: a análise de risco visa identificar e avaliar as vulnerabilidades pelas quais uma pessoa ou os bens possam estar sujeitos, enquanto o plano de segurança é o documento no qual estão descritas as estratégias com o objetivo de minimizar e eliminar os potenciais riscos identificados. Uma empresa de segurança privada que atua de forma profissional efetua esse processo de análise e planejamento para oferecer um serviço de qualidade. Desse modo, informe-se sobre a elaboração desses documentos e consulte-os para garantir que o serviço será prestado da forma que você deseja.
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