O controlador de acesso é um profissional treinado e habilitado a realizar o acompanhamento ininterrupto do fluxo de pessoas.
Ou seja, a função desse profissional é manter um registro de todos os carros e pedestres que entram e saem do local, assegurando que apenas pessoas autorizadas tenham a entrada liberada.
No mais, para realizar a liberação, o controlador de acesso entra em contato direto com moradores (no caso de condomínios) ou administradores (no caso de empresas e estabelecimentos comerciais) para obter a autorização.
Mas o que difere o controlador de acesso de um porteiro? Tire suas dúvidas sobre o assunto neste artigo do Grupo Generall!
O que faz um controlador de acesso?
Basicamente, o controlador de acesso é responsável por realizar a gestão do controle de acesso a um determinado local, como empresa, indústria, condomínio residencial ou estabelecimentos em geral.
Ele atua de forma on-line, diretamente de uma central por onde identifica e libera os visitantes.
Nesse sentido, é obrigação do controlador de acesso:
- Oferecer um serviço de qualidade, em conformidade com as regras da administração local;
- Controlar a entrada e saída de pessoas, sejam pedestres, sejam veículos, em todo o perímetro;
- Controlar o movimento de pessoas na entrada.
Como atua um controlador de acesso?
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), pertencente ao Ministério do Trabalho, determina que o controlador de acesso pode atuar da seguinte forma:
- Criando crachás e cartões de acesso às pessoas;
- Entregando avisos em caso de algum evento envolvendo o acesso ao local;
- Promovendo informações acerca do processo de controle das entradas e saídas;
- Realizando cuidados específicos relacionados ao monitoramento do fluxo de pessoas.
Importância do controlador de acesso
O controlador de acesso é uma peça-chave para empresas e condomínios que precisam controlar o fluxo de pessoas para promover segurança e ordem.
Por isso, é altamente recomendável contar com o bom trabalho de um profissional habilitado à realização do controle de acesso.
Diferença entre controlador de acesso e porteiro
Esse é um ponto muito importante a ser considerado, principalmente por empresas e condomínios que almejam investir em segurança.
O controlador de acesso realiza apenas atividades voltadas à sua função, ou seja, ao acompanhamento de entradas e saídas.
O porteiro, por sua vez, realiza tanto o controle de acesso quanto outras funções envolvendo o acompanhamento de todo o perímetro, o monitoramento 24h, a identificação de possíveis ameaças, a gestão de portas e portões, a orientação de visitantes, a tomada de decisão mediante um evento de perigo, o atendimento de entregadores de delivery e encomendas, etc.
Conheça a Generall
Basicamente, o controlador de acesso realiza uma função muito importante em empresas, condomínios e estabelecimentos. Para além do controle de entradas e saídas, se você deseja promover o maior nível de segurança possível no local, é altamente aconselhável investir nos serviços de portaria remota.
Assim, é possível controlar o acesso de pessoas e veículos de forma eficiente, garantindo a segurança dos moradores e visitantes.
Além disso, a portaria remota permite o monitoramento em tempo real das entradas e saídas, identificando possíveis ameaças e permitindo uma resposta rápida em caso de situações de risco.
Quer realizar o controle de acesso e outros serviços de segurança? Conheça a Generall, empresa de segurança privada que atua há mais de 30 anos com segurança patrimonial.