A manutenção preventiva se trata de uma manutenção que acontece regularmente nos equipamentos usados no dia a dia, ajudando a manter o equipamento, o que evita com que ele fique algum tempo fora de atividade. Isso também reduz os altos custos gerados por falhas inesperadas.
A manutenção preventiva acontece no equipamento quando ele ainda funciona, para que não haja uma interrupção inesperada.
A importância de realizar manutenções preventivas em condomínios
O principal objetivo da manutenção preventiva nos condomínios é deixar os equipamentos e as áreas comuns do local conservadas. Essa atitude reduz as chances de defeitos inesperados e proporciona mais segurança e conforto aos moradores. Confira alguns fatores para a manutenção preventiva ser considerada importante dentro dos condomínios:
Controle de gastos e planejamento
Quando algum equipamento estraga ou apresenta algum defeito sem aviso prévio e precisa ser arrumado, isso gera uma despesa sem planejamento, e, dependendo do problema, pode acabar sendo um valor alto. Quando existe manutenção preventiva, é possível fazer um agendamento prévio e ter um maior controle sobre os gastos.
Condomínio em plena conservação
A conservação do condomínio inclui desde equipamentos, áreas comuns, pintura externa dos blocos, dentre outras ações que mantenham o condomínio em suas devidas condições de uso.
Conforto e segurança para os moradores
A manutenção preventiva, sem dúvida, proporciona mais segurança para os profissionais e para os moradores, além de maior conforto para poder usar tudo o que o condomínio oferece.
Os equipamentos têm mais tempo de vida
Quando existe manutenção preventiva periodicamente, os equipamentos funcionam melhor e por mais tempo.
Reduz os imprevistos
A manutenção preventiva em condomínios reduz os números de situações imprevisíveis, o que pode gerar desconforto aos moradores.
Maior valorização do imóvel
Esse ponto é muito importante e necessário para a gestão de um condomínio, isso porque os possíveis compradores podem estar em busca de imóveis bem conservados e que disponham de segurança e de pontos que possam ser ainda mais valorizados no futuro.
Os três tipos de manutenções
Existem três tipos de manutenções realizadas hoje em dia, cada uma com suas particularidades. Entenda, de forma resumida, sobre o que se trata cada uma delas:
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção é usado com frequência pelas indústrias e possui o objetivo de realizar manutenção em equipamentos, com base no tempo de utilização de cada equipamento.
Manutenção preventiva
Essa manutenção é ideal para ser feita em condomínios, pois tem como objetivo manter a conservação, bem-estar e segurança dos moradores e do condomínio como um todo.
Manutenção corretiva
Entre aos tipos de manutenção, essa é a mais cara e a menos indicada, pois ela só acontece depois que um equipamento quebra, ocorrendo, dessa forma, um conserto.
Terceirize a manutenção preventiva do seu condomínio com a Generall
Quando a manutenção acontece por especialistas que já possuem experiência no assunto, o serviço prestado tende a ter mais qualidade e ainda é realizado em menos tempo. A terceirização desse serviço pode resultar em um custo menor.
A Generall é uma empresa especializada em terceirização de limpeza, como o de segurança patrimonial. São mais de 26 anos de atuação no mercado, oferecendo os melhores serviços, além de um excelente custo-benefício.
Navegue pelo site e conheça melhor os serviços oferecidos pela Generall.