Saiba tudo sobre barreiras de segurança e como elas podem auxiliar no serviço de segurança patrimonial.
As barreiras de segurança sempre foram consideradas uma das principais formas de proteger casas e estabelecimentos. Hoje, é fundamental combinar esse fator de proteção a outras ferramentas de segurança patrimonial.
Mas, afinal, o que são barreiras de segurança?
As barreiras de segurança são obstáculos projetados para proteger um perímetro, restringindo o acesso de pessoas não autorizadas e dificultando invasões. Essas ferramentas de segurança representam uma iniciativa preventiva fundamental, contribuindo para a integridade física de pontos vulneráveis que podem ser alvos de pessoas mal intencionadas.
A implementação de barreiras de segurança é especialmente importante em locais considerados de risco ou que possuem áreas externas. Elas não apenas protegem a propriedade, mas também garantem a segurança dos indivíduos que transitam por essas áreas, criando um ambiente mais seguro e controlado.
Tipos de barreiras de segurança
Existem dois tipos principais de barreiras de segurança: naturais e artificiais. As barreiras naturais são características do terreno ou da vegetação que podem ser aproveitadas para proteger o perímetro, como arbustos, rios e encostas. Essas formas de proteção são eficazes, pois utilizam os elementos do ambiente para dificultar o acesso de intrusos.
As barreiras artificiais, por sua vez, são construídas especificamente para proteger o local, podendo ser de forma temporária ou permanente. Exemplos de barreiras artificiais incluem janelas, catracas, portas, grades e cercas.
Combinar os dois tipos de barreiras de segurança pode ser uma estratégia eficaz para dificultar ainda mais a ação de meliantes, criando um sistema de proteção mais robusto e confiável. Essa abordagem integrada maximiza a segurança, aproveitando tanto os recursos naturais quanto as soluções construídas.
A importância de barreiras de segurança
As barreiras de segurança são recursos utilizados há muito tempo, sendo o primeiro estágio de proteção, ou seja, a primeira estratégia para desincentivar atividades criminosas. Em vista disso, as barreiras são importantes para dificultar o acesso de pessoas estranhas ou perigosas.
Uma barreira física deve transmitir a mensagem de que é muito difícil acessar o local, gerando efeitos psicológicos que desestimulem a intenção de invasão. Além disso, também ajuda a canalizar o fluxo de quem entra e de quem sai do ambiente.
Como utilizar barreira de segurança em condomínios e estabelecimentos
A cada dia que passa, os criminosos desenvolvem novas estratégias para invadir e sabotar estabelecimentos ou residências. Tendo isso em vista, as barreiras físicas devem continuar sendo utilizadas em conjunto com outras estratégias de segurança patrimonial.
As barreiras de segurança devem ser adequadas ao local, e contar com suporte de profissionais especializados e qualificados no assunto, que possam atuar com equipamentos e serviço de segurança patrimonial.
Serviço de segurança patrimonial é recurso para ser usado em conjunto com barreiras físicas
Apesar de ser necessário investir em serviço de segurança patrimonial , por meio de terceirização, os gastos podem ser diminuídos, além de poder contar com suporte de profissionais especializados no assunto.
Por meio do serviço de segurança patrimonial da Generall, é possível atrelar o uso de barreiras físicas com portaria remota, câmeras de segurança, sistemas de identificação, além de profissionais capacitados.
O investimento em serviço de segurança patrimonial é um dos pilares do conforto e da integridade de edifícios e pessoas, sendo uma das ações mais importantes de condomínios e estabelecimentos. A Generall, empresa de segurança, pode ajudar a tomar as melhores decisões de segurança para pessoas e empresas.
Entre em contato com a Generall para conhecer todos os serviços oferecidos pela empresa e clique aqui para acompanhar o blog com dicas sobre segurança patrimonial.
Confira também: Vantagens da Portaria Remota