Os cuidados em relação ao novo coronavírus e o combate ao contágio devem ser intensificados dentro de condomínios, seja com ações envolvendo o corpo de funcionários locais, seja por meio de terceirização de limpeza.
O Brasil está passando pelo ápice da pandemia da covid-19, e isso demanda de síndicos, zeladores, e dos próprios condôminos cuidados redobrados e compreensão na hora de cumprir as orientações sanitárias.
Acompanhe os principais passos para impedir a disseminação da doença.
Orientações para combate ao coronavírus em condomínios
Salões devem funcionar de acordo com a fase em que o município se encontra
Salões de festa, assim como churrasqueiras, podem ser liberados para eventos, seguindo normas das autoridades sanitárias e respeitando a fase da pandemia em que a região se encontra.
A liberação de salões de festa ocorre a partir da Fase Amarela, quando há maior flexibilização da quarentena, e se mantém nas fases Verde e Azul. Já na Fase Laranja, apenas alguns serviços podem ser liberados, com restrições, o que não inclui festas e churrascos.
Síndico deve aumentar fiscalização de condôminos
O síndico deve ter total responsabilidade pelas ações adotadas durante a pandemia. Além disso, o artigo 1.348 do Código Civil delibera que é função do síndico garantir o bem-estar de todos os condôminos.
Tendo isso em mente, e partindo do pressuposto que bem-estar pode ser interpretado como saúde, é preciso que o síndico se debruce sobre a necessidade de cobrar maior comprometimento em relação às normas para combate ao novo coronavírus.
Após traçar as medidas e divulgar todas as orientações entre os moradores, o que pode ser feito via interfone e cartazes expostos nas áreas comuns do prédio, é preciso fiscalizar se cada um está fazendo sua parte e, em caso de problemas, há possibilidade de notificar o condômino ou multá-lo caso haja reincidência.
Reformas devem ser decididas em assembleia
A depender da fase em que a região se encontra, e da urgência de reforma, a iniciação de uma obra pode ser decidida em assembleia do condomínio.
De toda forma, é recomendável que todo tipo de reparação do prédio seja feito futuramente.
Deve haver protocolo para recebimento de delivery e encomendas
Os serviços de delivery e entrega de encomendas se tornaram ainda mais populares durante a pandemia, já que as pessoas não saem de casa e encontram na internet a solução para a compra de diversos tipos de produtos.
Em condomínios, é preciso seguir um protocolo para que o recebimento de encomendas seja o mais seguro possível. Ao chegar na portaria, um dos funcionários do condomínio deve ser responsável por receber o pacote, podendo ser o porteiro ou o zelador. O entregador ficará do lado de fora e o porteiro irá interfonar para que o morador retire o produto. Ao chegar na portaria, o condômino deve fazer a higienização da caixa (ou sacola) com álcool em gel e toalha de papel antes de retornar ao elevador.
Apenas uma pessoa deve usar o elevador por vez
É preciso colocar avisos nos elevadores, além de fazer certa fiscalização para que os moradores evitem aglomerações. A recomendação é de que apenas um morador use o elevador por vez, ou mais de um se as pessoas morarem em um mesmo apartamento.
Além disso, é preciso disponibilizar álcool em gel na porta do elevador, além de realizar a limpeza constante do painel e porta dos elevadores.
Intensificar a limpeza e higienização de áreas comuns do condomínio
A limpeza das áreas comuns é fundamental para evitar a disseminação do vírus. Locais como a entrada do prédio, balcão de portaria e elevadores, assim como maçanetas, corrimões, portas e portões, devem ser devidamente higienizados com álcool em gel constantemente, garantindo que o condomínio fique protegido contra o vírus.
O síndico também deve disponibilizar álcool em gel nos locais de maior circulação de pessoas e incentivar que todas façam a higiene das mãos ao entrar ou sair do condomínio.
Terceirização de limpeza pode ser solução de combate à covid-19
A terceirização de limpeza, quando feita por equipe de profissionais capacitados, como é o caso dos colaboradores da Generall, pode ser a solução que um condomínio precisa para manter áreas comuns devidamente higienizadas e, dessa forma, combater a disseminação da covid-19.
A Generall é uma que oferece serviços de terceirização de limpeza com profissionais treinados e preparados para lidar com todas as orientações das autoridades sanitárias em prol de evitar o contágio do novo coronavírus. Além disso, o Grupo Generall, empresa de segurança, também oferece outros tipos de serviços especializados, como segurança patrimonial, portaria remota, entre outras opções de facilities.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre as soluções Generall e clique aqui para ler outras notícias sobre segurança e limpeza em condomínios.
Confira também: Portaria remota para empresas