O jardim é parte integrante da maioria dos condomínios residenciais, sendo necessário investir tempo e cuidado para mantê-lo em ordem. Sendo assim, cuidar da sua manutenção é muito importante, e com o auxílio de uma empresa que oferece facilities, o processo se torna ainda mais fácil e profissional. Saiba como funciona o procedimento de manutenção de jardins e por que ele é tão importante.
Quando fazer a manutenção do jardim?
É impossível ter um bom jardim sem a manutenção adequada. Os cuidados envolvidos são de extrema importância para que o ambiente permaneça bonito, limpo e longe de problemas (como a presença de animais peçonhentos e vetores de doenças).
No geral, é preciso realizar a manutenção, no mínimo, uma vez ao mês, mas esse prazo pode mudar de acordo com as necessidades. Ervas daninhas crescem rapidamente e devem ser arrancadas para não comprometer a estrutura do jardim, por exemplo.
Assim, a manutenção dessa área em um condomínio deve acontecer levando em consideração a orientação de especialistas, independentemente da estação do ano vigente.
Quais as vantagens da manutenção do jardim em condomínios?
Um jardim bem cuidado, além de chamar mais a atenção de quem passa por ele, enobrece o local e valoriza o condomínio. Por outro lado, um espaço sem manutenção pode passar uma imagem extremamente negativa.
Cuidar do jardim em condomínios, além de melhorar o ambiente, cria um espaço de clima agradável, com uma atmosfera mais saudável para todos. Ademais, outras vantagens são:
- Tornar o local mais fresco;
- Deixar o condomínio mais bonito;
- Melhorar a qualidade do ar;
- Diminuir o nível de estresse das pessoas;
- Fornecer sombra e lazer;
- Reduzir a velocidade dos ventos;
- Atrair pássaros e borboletas.
Qual é o período de manutenção do jardim em condomínios?
O período de manutenção de um jardim em condomínios pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como as espécies de plantas que ali são cultivadas, o tipo de terreno, quais os planos para o espaço etc.
Ainda hoje, muitos condomínios não veem essa área como um ponto de grande interesse, mas o resultado desse mau hábito pode ser extremamente negativo, gerando um espaço sujo, feio, desleixado e que serve de abrigo para animais peçonhentos, insetos, mosquitos e pragas.
O fato é que sem uma manutenção adequada, o jardim pode gerar problemas – e o conserto certamente sairá mais caro do que o valor da manutenção recorrente.
Ou seja, dar a devida atenção aos cuidados dessa área gera economia de gastos a longo prazo, além de prevenir imprevistos.
Por que terceirizar a manutenção do jardim em condomínios?
Talvez os condomínios não queiram terceirizar a manutenção de seus jardins com o intuito de evitar gastos; porém, é essencial contar com profissionais para lidar com os cuidados – que podem ser muito específicos – e, assim, evitar transtornos, já que uma empresa especializada em facilities estará apta a lidar com elementos da natureza.
A manutenção do jardim vai muito além de apenas regar, colocar adubo e cortar alguns galhos. É preciso planejamento, acompanhamento contínuo e verificação da saúde de todas as plantas do local.
Conte com o auxílio do serviço de jardinagem e facilities da Generall
A Generall é uma empresa de segurança que também oferece facilities, como a manutenção de jardins em condomínios. Por meio de uma equipe especializada e devidamente treinada, a Generall conta com recursos humanos e materiais para garantir a saúde do jardim e o bem-estar dos condôminos.
Confira o serviço de jardinagem
Navegue pelo site para conhecer mais sobre os serviços de segurança e facilities da Generall.
Confira também: Serviços de portaria