A terceirização de serviços tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas, o que acaba gerando dúvidas em muita gente. Acompanhe 6 mitos sobre o assunto!
A terceirização de serviços é uma ótima solução para empresas que buscam formas de lidar com algumas questões sem demandar a criação de um setor interno.
A adoção pela terceirização, por outro lado, precisa ter questões bem resolvidas para que as empresas consigam extrair todas as vantagens desse tipo de contratação. Saiba quais são os 6 mitos sobre esse assunto.
6 mitos sobre a terceirização de serviços
1. Serviços terceirizados são mais precários
Esse é um mito que já caiu por terra quando o assunto é serviços terceirizados. Os profissionais que trabalham nessa área são bem treinados e, muitas vezes, apresentam desempenho melhor que o de funcionários internos.
2. A empresa é obrigada a ter funcionários internos
A legislação que rege as normas da terceirização de serviços, atualmente, afirma que a empresa pode terceirizar todos os processos internos, ou seja, não há obrigatoriedade em contratar funcionários, já que todas as atividades e colaboradores envolvidos podem ser terceirizados – de acordo com o que for mais vantajoso para o negócio.
3. A relação trabalhista gera problemas
Os direitos trabalhistas do profissional terceirizado geram muita discussão e algumas controvérsias. A verdade é que todas as relações de trabalho estão garantidas na CLT, Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.
Além disso, é sabido que contratos próprios podem somar muitos passivos trabalhistas. Nesse caso, terceirizar determinados processos pode ajudar a empresa a gastar menos e a cortar desperdícios. O passivo trabalhista é reduzido consideravelmente, e passa a haver previsibilidade muito maior dos custos mensais – firmados em contratos.
4. Funcionários terceirizados têm maior risco de sofrer acidentes de trabalho
Esse mito é um dos mais absurdos quando se trata de serviços terceirizados. Uma empresa que faz terceirização de serviços é totalmente responsável por seus empregados, devendo fornecer todas as condições para preservar a segurança, a integridade e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Quando algo nesse sentido acontece, é de responsabilidade da empresa contratada substituir o profissional que presta o serviço, além de prezar pela assistência do colaborador acidentado.
5. A terceirização gera desemprego
Esse é um mito que depende muito do ponto de vista adotado. Na prática, o que ocorre é que os funcionários passam a ser contratados por outra empresa, isto é, aquela que fornecerá os serviços terceirizados.
Podem ocorrer demissões durante a terceirização, é claro, mas isso não significa que haverá desemprego em massa, já que a vaga será ocupada por outra pessoa.
Inclusive, em alguns casos, a empresa de terceirização de serviços busca contratar antigos trabalhadores que já possuem experiência em determinada atividade.
6. A terceirização de atividade-fim é ilegal
Muitos empreendedores evitam terceirizar a atividade-fim por pensarem se tratar de uma ilegalidade. Todavia, o STF considera a terceirização de atividades uma ação legal. Nesse sentido, a terceirização, independentemente do objetivo social das partes envolvidas, seja atividade-meio, seja atividade-fim, é lícita.
Conheça a terceirização de serviços realizada pelo Grupo Generall
O Grupo Generall reúne diversos departamentos que fazem a terceirização de serviços de segurança, portaria, limpeza, jardinagem, entre outras facilities, para garantir o bom funcionamento de empresas e condomínios residenciais.
Leia também sobre o serviço de terceirização de serviços de limpeza
Ao navegar pelo site, você pode conferir as principais informações sobre os serviços terceirizados do Grupo Generall.