A segurança patrimonial preventiva garante a integridade física do patrimônio e a tranquilidade dos frequentadores. Confira as principais informações!
Estabelecimentos comerciais que ficam na rua são mais visados por ações criminosas, o que demanda dos gestores adotarem medidas de segurança patrimonial preventiva, podendo investir na contratação de profissionais para auxiliar no processo.
Veja quais são os principais investimentos em segurança e o que é indispensável para mitigar invasões.
Os principais cuidados de segurança patrimonial preventiva
Há algumas providências que são cruciais para que os lojistas estejam devidamente preparados em caso de roubo. O primeiro passo básico é ter acesso fácil aos números de emergência, de preferência cadastrados como os primeiros na agenda de contatos do celular.
Os principais números fixos são:
- Polícia Militar: 190;
- SAMU: 192;
- Bombeiros: 193;
- Disque Denúncia: 181.
É recomendável também ter acesso rápido aos números de pessoas de confiança que possam interceder e auxiliar na comunicação em caso de ocorrências. Deixe tudo previamente combinado com elas e sempre as coloque a par de situações suspeitas.
Leia também: Segurança armada: como saber se minha empresa precisa de uma?
Fatores internos e externos que influenciam na segurança patrimonial preventiva
Internos
Uma ação simples e que faz toda a diferença é evitar altas quantias em dinheiro na loja, até porque, hoje, os pagamentos aos colaboradores podem ser feitos via transferência pela internet.
Ao manipular valores elevados, os lojistas podem chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas. Assim que os bandidos percebem um padrão de movimentação no caixa, passam a se planejar para uma possível ação criminosa.
Por isso, o mais recomendável é manter na loja apenas um valor para emergência.
Externos
O comércio precisa de uma rotina pensada para garantir a segurança patrimonial. Os horários de abertura e fechamento da loja, por exemplo, devem ser bem articulados para dificultar uma possível abordagem.
Uma dica bastante válida é combinar um mesmo horário com outros lojistas da rua, para que cheguem todos juntos e desencorajem bandidos. Além disso, manter uma boa relação com os vizinhos é indispensável para receber alertas caso algo aconteça fora do horário habitual.
Tecnologias que podem ser adotadas para otimizar a segurança patrimonial
Ações criminosas não costumam acontecer sem planejamento por parte dos bandidos. Geralmente, eles passam algum tempo analisando a loja, a rotina e, até mesmo, os clientes.
Não tem como evitar esse tipo de iniciativa, mas, hoje, há tecnologias que ajudam a mitigar vulnerabilidades e falhas de segurança patrimonial. Quanto maior for o investimento em ferramentas de segurança, mais obstáculos haverá entre o assaltante e seu objetivo.
Algumas das principais ferramentas de segurança patrimonial que podem estar presentes em estabelecimentos comerciais são:
- Sensores de movimento;
- Sistema CFTV;
- Sistemas de controle de acesso;
- Interfones;
- Botão de pânico;
- Aplicativos para acompanhar o monitoramento de forma remota.
Empresa de segurança patrimonial representa solução para lojas e estabelecimentos
Além de todas as ações citadas até aqui, uma solução para lojas e estabelecimentos é a contratação de uma empresa de segurança patrimonial.
A empresa de segurança patrimonial, além de agir na prevenção de roubos, invasões e abordagens criminosas, garante um ambiente mais tranquilo e confiável para gestores, colaboradores e clientes.
Nesse sentido, a Generall oferece seus serviços de segurança patrimonial terceirizados, de forma que o estabelecimento possa contar com quem realmente entende do assunto e não precise se preocupar em contratar e treinar funcionários para essa área.
A Generall desenvolve planejamentos de segurança de acordo com uma avaliação que considera as especificidades e demandas de cada caso, analisando todos os riscos e possibilidades para, assim, agir de forma preventiva e garantir o bem-estar de todos.
Conheça mais sobre os princípios da vigilância patrimonial
Pelo site, é possível conhecer mais sobre a segurança patrimonial da Generall e seus outros serviços para lojas e comércio em geral.