A segurança patrimonial de lojas é uma das maiores preocupações do comerciante. A busca por orientações, dicas e auxílio profissional cresce a cada dia.
Neste texto, separamos as principais orientações para a segurança patrimonial de lojas e mostramos como contar com o trabalho de uma empresa especialista no assunto. Confira!
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Orientações de segurança patrimonial para sua loja
As principais orientações para quem procura colocar em prática ações de segurança patrimonial para loja são:
Rede de câmeras de segurança
Um sistema de vigilância com câmeras que captam imagens e sons possibilita acompanhamento constante do perímetro em tempo real. Além disso, o armazenamento de vídeos permite que as gravações sejam aferidas posteriormente, se necessário.
Barreiras físicas
As barreiras físicas são muito importantes para dificultar uma ação criminosa. Catracas, cancelas eletrônicas (para bloqueio e liberação de veículos), cercas elétricas, portões, grades e concertinas são apenas alguns exemplos nos quais vale a pena investir.
Sistema de proteção contra incêndios
Um pequeno foco de incêndio pode se transformar em ocorrência grave (e, até mesmo, em explosões) caso não seja apagado o quanto antes.
Em vista disso, é muito importante que as lojas e estabelecimentos comerciais invistam em um sistema de proteção contra incêndios com alarmes, extintores e outras medidas de prevenção eficazes.
Protocolos para evitar furtos em lojas do varejo
Pessoas mal-intencionadas tendem a esconder produtos com a intenção de furtá-los sorrateiramente. Os meios mais utilizados para esse tipo de ação são bolsas, bolsos, carrinhos de bebê e, até mesmo, guarda-chuvas.
Para combater esse tipo de ação, é possível ter alguns protocolos, tais como a utilização de vigilância eletrônica de mercadorias via etiquetas.
É o chamado sistema antifurto EAS, composto por antena, etiqueta e desativadores, muito utilizado em lojas do varejo.
As etiquetas são acopladas a todos os produtos, dependendo da prioridade do varejista. Após uma venda, a etiqueta é desativada, e o consumidor pode sair com o produto da loja sem que a antena localizada na porta ative o alarme.
Em caso de furto, a antena emite alarme (visual ou sonoro), e a pessoa pode ser encaminhada às autoridades para uma revista.
Normas e procedimentos
As normas e procedimentos devem ser implantados em conjunto para instruir e conscientizar funcionários e colaboradores.
Nas normas estão inclusos todos os procedimentos de segurança que devem ser aplicados em caso de riscos, emergências e qualquer situação em que sejam necessários. Para que sejam devidamente seguidos, pode ser preciso treinar os funcionários.
Importante notar que o trabalho de profissionais em segurança patrimonial, como é o caso da equipe da Generall, é crucial para que seja feita uma análise de todos os potenciais riscos existentes na loja, além de desenvolver um planejamento com soluções e procedimentos imediatos.
O auxílio profissional é importante uma vez que cada loja possui suas particularidades e demandas específicas. A tarefa de fazer o planejamento de segurança patrimonial pode ser desafiador, sendo a empresa de segurança a forma mais precisa de alcançar esse objetivo.
Conte com o trabalho profissional de empresa de segurança patrimonial
Na hora de colocar a segurança patrimonial de uma loja em prática, é fundamental contar com o trabalho de uma empresa devidamente habilitada e credenciada pela Polícia Federal (com Certificação de Regularidade em Segurança), como é o caso da Generall.
Leia também sobre como funciona uma empresa de segurança patrimonial
A Generall dispõe de uma equipe de profissionais devidamente treinados, selecionados e que seguem todas as normas determinadas pela Polícia Federal, visando sempre ao aprimoramento e evolução das práticas de segurança patrimonial.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre o planejamento de segurança patrimonial que a Generall desenvolve para lojas e veja como contar com auxílio de quem entende do assunto.