Você sabe o que é preciso para ser um vigilante? Esse profissional é especializado em segurança e responsável por ajudar a promover a proteção de bens e pessoas em empresas, condomínios, estabelecimentos e, até mesmo, hospitais.
Acompanhe nosso guia da profissão e saiba o que é preciso para ser um vigilante.
Como se tornar um vigilante?
De acordo com a Portaria n.º 3.233 de 2012, Artigo 155, para ser um vigilante, o profissional deve atender a alguns requisitos. São eles:
“I – ser brasileiro, nato ou naturalizado;
Il- ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;
III – ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;
IV – ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada;
V – ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;
VI – ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais, sem registros de indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal de onde reside, bem como o local em que realizado o curso de formação, reciclagem ou extensão: da Justiça Federal; da Justiça Estadual ou do Distrito Federal; da Justiça Militar Federal; da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal e Justiça Eleitoral;
VII – estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
VIII – possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.”
Quais são os conhecimentos necessários para ser um vigilante?
Os conhecimentos envolvem:
- armamento e tiro;
- crime organizado;
- defesa pessoal;
- direitos humanos;
- gerenciamento de crises;
- noções de segurança eletrônica;
- noções de segurança privada;
- prevenção e combate a incêndio;
- primeiros socorros;
- relações humanas no trabalho;
- sistema de segurança pública;
- vigilância; entre outros assuntos.
Qual deve ser o perfil de um vigilante?
Um bom vigilante deve reunir habilidades e qualificações que o tornam um profissional apto a lidar com as adversidades na hora de promover segurança de bens e pessoas.
Dentre o que é preciso para ser um vigilante, podemos destacar três habilidades-chave. São elas:
- Postura: o vigilante é, acima de tudo, um ótimo observador. Sua postura deve levar isso em consideração para que ele esteja atento a qualquer suspeita ou atividade maliciosa;
- Atenção: estar atento durante o trabalho é um dos pilares para promover a segurança do perímetro e identificar possíveis riscos;
- Posicionamento: ao perceber uma ameaça, o vigilante deve saber como agir e ter um posicionamento eficaz para mitigar problemas.
Importante: para ser considerado um profissional qualificado, o vigilante deve passar por treinamentos e reciclagens constantemente.
Para ter a certeza de estar contando com especialistas, é recomendável contratar os serviços de uma empresa de segurança privada.
O que é preciso para ser um vigilante? Encontre o perfil de profissional ideal
Muito além de saber o que é preciso para ser um vigilante, você deve encontrar o perfil de profissional ideal para o seu caso, e a Generall é uma empresa de segurança privada especializada em vigilância e monitoramento.
Seja para empresa, condomínio, estabelecimento comercial, residências ou hospitais, a Generall tem o profissional ideal para atender a necessidades específicas.
Converse com um dos nossos especialistas aqui pelo site e tire suas dúvidas sobre vigilância.
Conheça: vigilante patrimonial | Empresa de vigilância