A diferença entre vigilância patrimonial e segurança patrimonial existe, e é importante conhecê-la, antes de se decidir por contratar um desses serviços.
Os serviços de segurança são altamente procurados, visando promover a integridade física e moral, em condomínios, empresas, residências e estabelecimentos comerciais, de moradores, colaboradores, visitantes e prestadores de serviço.
Por mais que muitas pessoas associem vigilância patrimonial e segurança patrimonial como sinônimos, na prática, há uma diferença, que precisa ser considerada.
Saiba qual é essa diferença e como contratar especialistas em segurança privada.
O que é vigilância patrimonial?
A vigilância patrimonial é uma categoria de serviço de segurança que visa à proteção de locais como prédios, condomínios e estabelecimentos em geral, assim como das pessoas que ali se encontram.
Também atua visando à prevenção de sinistros, minimizando possíveis riscos de crimes, como furtos e roubos, além de perdas e prejuízos.
Principais características
A vigilância patrimonial se caracteriza, principalmente, por ser um serviço que preza o monitoramento constante do perímetro local, assim como do cotidiano do ambiente, seja uma empresa ou um condomínio residencial.
Como funciona
A vigilância patrimonial reúne um conjunto de ações que objetivam promover a integridade de bens e pessoas. Para isso, atua:
- Na orientação de moradores, visitantes, clientes, colaboradores, prestadores de serviços e entregadores, no sentido de informar as regras e os procedimentos do local;
- Realizando averiguações no local, cuidando da integridade e do bem-estar, buscando identificar possíveis anormalidades;
- Na assistência ao local, onde presta todo o apoio necessário às pessoas;
- Aplicando advertências e promovendo avisos caso algo esteja em situação irregular, sempre com o objetivo de combater ações indevidas;
- Intervindo durante um potencial evento de perigo ou problema que demande ações específicas de um profissional de vigilância;
- No registro de ocorrências, para que possíveis fatos fiquem registrados e possam ser acessados posteriormente caso seja necessário.
Importante: o profissional em vigilância patrimonial é o único habilitado a atuar nesse cargo, sendo indispensável contratar pessoas com experiência no ramo.
Diferenças entre vigilância patrimonial e segurança patrimonial
Os dois conceitos se complementam, e é recomendável o investimento, tanto em vigilância patrimonial quanto em segurança patrimonial, mas, de toda forma, é preciso diferenciá-los.
A vigilância patrimonial diz respeito a práticas visando à ordem e ao monitoramento de um determinado local, para mitigar ações criminosas.
A segurança patrimonial, por sua vez, envolve um projeto mais amplo de medidas, equipamentos e tecnologia, no intuito de diminuir os riscos de furtos, roubos, assaltos e até sequestros.
Conheça os serviços de segurança e vigilância patrimonial da Generall
Agora que você sabe a diferença entre vigilância patrimonial e segurança patrimonial, que tal conhecer mais sobre esses serviços aqui no site da Generall?
A Generall é uma empresa de segurança privada que atua há mais de 30 anos com segurança e vigilância patrimonial, desempenhando ambos os serviços com confiança e qualidade.
A equipe da Generall é formada por profissionais altamente treinados e capacitados a atuarem conforme o projeto de segurança do cliente, que contempla todas as demandas e necessidades locais.
Conheça os detalhes dos serviços prestados pela Generall aqui no site e preencha o formulário para receber mais informações.