O vigilante patrimonial é o profissional que exerce um papel muito importante na segurança de locais onde há grande circulação de pessoas.
Para atuar, ele deve ser devidamente treinado e autorizado pela Polícia Federal, portando CNV (Carteira Nacional de Vigilante) válida. Somente assim pode realizar a vigilância e a proteção de bens e pessoas.
Saiba quais são as atribuições do vigilante patrimonial e como contratar esse profissional.
O que é um vigilante patrimonial?
O vigilante patrimonial é o profissional que já realizou diversos treinamentos e teve seu cargo regulamentado pela legislação brasileira, mais especificamente pela Lei n.º 7.102, de 20 de junho de 1983, e ainda passa por reciclagens e fiscalização (realizadas pela Polícia Federal).
Com isso, o vigilante patrimonial está apto a portar uma arma de fogo, sendo um dos poucos profissionais de segurança privada que possuem essa autorização.
Importante: a vigilância patrimonial é um ramo que demanda muita seriedade e não pode ser executada por amadores ou pessoas sem autorização. Por isso, é crucial contratar esse profissional por uma empresa de segurança com experiência de mercado.
Fique atento na hora de realizar essa contratação e não deixe de exigir os comprovantes de autorização da Polícia Federal.
Funções de um vigilante patrimonial
Várias atribuições são exercidas pelo profissional de vigilância patrimonial.
Em geral, o vigilante patrimonial realiza as atividades de vigilância do perímetro e do cotidiano do local, visando identificar possíveis ameaças, tomar as medidas cabíveis quando for necessário e promover a segurança de bens e pessoas.
No mais, as principais funções desse profissional são:
- Acionar o botão de pânico em caso de ocorrência;
- Monitorar as câmeras de segurança 24 horas;
- Controlar o acesso de moradores, colaboradores, visitantes, encomendas, deliveries ou prestadores de serviços;
- Examinar portões, portas, janelas e outras formas de acesso, para garantir que estejam em bom estado;
- Seguir as normas de segurança do local;
- Prevenir e combater princípios de incêndios;
- Inspecionar o perímetro, no intuito de identificar e evitar furtos, roubos, incêndios e sabotagens;
- Promover primeiros socorros caso necessário;
- Realizar rondas pelo perímetro, para fazer o acompanhamento do local;
- Fazer a escolta de pessoas ou de bens quando necessário.
Veja também: Entenda as atribuições do vigilante patrimonial
Onde e como encontrar um bom vigilante patrimonial?
O vigilante patrimonial é um profissional que precisa passar por treinamentos e reciclagens, até estar apto a atuar na segurança de empresas, condomínios, escolas, hospitais, estabelecimentos e outros locais de grande circulação de pessoas.
Na hora de contratar os serviços de vigilância, é preciso investir em uma empresa de segurança que possua tempo de experiência, processos bem-definidos, cases de sucesso e apresente uma série de garantias, como:
- Alvará de funcionamento;
- Métodos de trabalho;
- Avaliações positivas de clientes;
- Autorização da Polícia Federal;
- Excelente atendimento;
- Certidões e documentação trabalhista;
- Certificação CRS.
Caso tenha interesse em contratar um profissional de vigilância patrimonial, entre em contato com a equipe da Generall aqui no site e tire suas dúvidas sobre todas as nuances desse serviço.
A Generall atua há 30 anos no ramo de segurança patrimonial e dispõe dos melhores profissionais do mercado, além de equipamentos e tecnologia de ponta para promover a segurança de bens e pessoas. Conheça!