A gestão de facilities é muito importante para assegurar a qualidade de serviços gerais em uma empresa ou condomínio.
Com o intuito de manter o ambiente seguro, limpo e organizado, o papel do gestor de facilities é fundamental.
Entenda por que é tão importante contratar uma empresa para gestão de facilities e quais os principais desafios na atuação do gestor.
A importância de contratar uma empresa para a gestão de facilities
É muito complexo gerenciar todos os recursos envolvendo pessoas e equipamentos para manter a qualidade dos serviços e a cadência das demandas.
Além disso, a depender do porte do local, suprir todas as demandas podem apresentar um trabalho acirrado.
Desenvolver uma estrutura de gestão de facilities realmente eficiente é desafiador e pode gerar problemas, como desperdícios de recursos, erros operacionais ou retrabalho.
Nesse sentido, investir na contratação de uma empresa para a gestão de facilities garante que recursos e pessoas sejam trabalhados de forma alinhada, promovendo uma rotina eficiente e otimizada.
Quem é o gestor de facilities?
O gestor de facilities é um profissional com visão de negócios, o que significa possuir pensamento lógico e habilidades interpessoais para fazer um bom gerenciamento de recursos e pessoas.
O gestor de facilities é quase como uma peça-chave para a organização de uma empresa ou condomínio, afinal, fica responsável por conciliar custos, prazos e necessidades.
Para além da gestão do ambiente, o gestor de facilities também deve possuir habilidades que envolvem ética, clareza dos processos, obediência ao regimento interno, espírito de equipe, resiliência e senso logístico para saber como solucionar problemas e alocar recursos em um curto espaço de tempo.
Quais são os desafios da gestão de facilities
Empresas e condomínios devem ficar atentos aos principais desafios da gestão de facilities. Confira quais são.
Falta de mão de obra qualificada
Esse é um risco que se corre principalmente ao decidir internalizar as contratações.
Ao montar um time interno, pode ser muito difícil encontrar mão de obra realmente qualificada e de confiança. Por isso mesmo, a cada dia, aumenta a procura por empresas terceirizadas.
Gestão de contratos
Outro desafio diz respeito à gestão de contratos quando se opta por contratar diferentes equipes terceirizadas para os serviços gerais.
Lidar com pessoas advindas de lugares distintos significa ter o dobro ou triplo de atenção com prazos, valores e alinhamentos.
Também é preciso salientar o quanto investir na contratação de uma única empresa de facilities com uma ampla cartela de serviços é muito mais benéfico do que fazer várias contratações menores.
Impacto ao meio ambiente
Questões envolvendo o meio ambiente são muito importantes, e é preciso considerar todo e qualquer impacto causado à natureza durante a realização de um serviço.
Nos serviços de limpeza e higienização, por exemplo, é necessário atentar quanto ao uso de produtos agressivos ou que possam causar danos à flora e/ou à fauna.
Nesse sentido, uma empresa especializada em gestão de facilities sabe utilizar recursos, como produtos, energia elétrica e materiais de escritório de forma mais sustentável.
Gestão de facilities: conheça a Generall
A Generall é uma empresa que realiza toda a parte de gestão de facilities, alocação de profissionais de compra de equipamentos e produtos para realização dos serviços.
Ao contratar a Generall, você e sua equipe não precisam se preocupar com mais nada, pois toda a parte de gestão fica por nossa conta.
Conheça mais sobre Generall aqui no site e confira os serviços de facilities que estão disponíveis para empresas, condomínios e estabelecimentos em geral.