A gestão de limpeza de qualquer estabelecimento é muito importante, pois a higiene é essencial para que se mantenha um ambiente organizado e, acima de tudo, livre de germes, bactérias e quaisquer outros agentes contaminantes.
A importância dessa gestão é ainda maior quando se trata do serviço de limpeza hospitalar. Afinal, esse é um ambiente muito mais propício para contaminações, que podem ser muito perigosas ou até mesmo fatais, principalmente em pacientes que estejam com a imunidade mais baixa.
Existem muitos desafios no que tange ao serviço de limpeza em hospitais. Afinal, ela não pode ser muito demorada, mas deve ser feita com total qualidade e pleno cumprimento à uma escala de limpeza, de modo que o ambiente esteja o mais higienizado possível.
Existem dicas importantes que podem facilitar muito a gestão da limpeza em hospitais. Assim, cada serviço poderá ser realizado com maior agilidade e eficiência, o que é vantajoso para todas as partes.
Dicas infalíveis para organizar o serviço de limpeza hospitalar
Todas as dicas que serão citadas devem ser seguidas à risca, pois assim os serviços serão prestados da melhor maneira possível.
Contrate Funcionários Especializados
O serviço de limpeza de hospitais não é igual à limpeza de qualquer outro local, como um restaurante ou um apartamento, por exemplo. Ambientes hospitalares contam com uma série de especificidades que devem ser consideradas no momento da limpeza.
Por isso, nem sempre um profissional da área da limpeza terá pleno conhecimento de todos os procedimentos que devem ser feitos no serviço de limpeza hospitalar. Logo, a procura por essas pessoas deve ser feita com total cautela.
Além do intuito de proteger a todas as pessoas, tanto os pacientes quanto os médicos, visitantes e outros funcionários, a limpeza deve ser efetuada de acordo com todas as devidas regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão responsável por esse tipo de limpeza.
Por isso, contratar um profissional sem experiência nesse setor específico pode resultar em sérios problemas, tanto em relação ao cumprimento das leis quanto à proteção das pessoas que estiverem no hospital, o que é ainda mais perigoso e prejudicial.
Entenda os Diferentes Processos
Tanto para a elaboração de uma escala de limpeza quanto para a compreensão do assunto, é imprescindível entender que existem 3 termos que, por mais que se pareçam, possuem significados bem distintos.
- Limpeza: entende-se por limpeza a higienização de determinado ambiente ou superfície sem que nenhuma de suas características seja modificada. Nesse caso, enquadra-se a simples higienização da bancada de uma lanchonete, por exemplo.
- Desinfecção: esse já é um processo mais específico, já que tem como finalidade eliminar todo e qualquer resquício de microorganismos que existam em determinada superfície ou ambiente, de modo que este esteja seguro e completamente higienizado.
- Descontaminação localizada: processo mais intenso de todos, que consiste na aplicação de uma substância higienizadora específica, seja um bactericida, fungicida ou desinfetante, para limpar uma matéria orgânica, a fim de que os microorganismos também sejam destruídos.
Sempre Siga a Frequência Necessária Para Cada Tipo de Limpeza
Também existem diferenças no que diz respeito à frequência do serviço de limpeza hospitalar e da limpeza de outros ambientes. Essa limpeza pode ser tanto concorrente quanto terminal.
- Limpeza concorrente: trata da limpeza comum de um ambiente, assim como ocorre em todos os outros estabelecimentos. Feita em áreas comuns, corredores, pisos e sanitários, não é necessário que os pacientes ou demais pessoas sejam retiradas do local.
- Limpeza terminal: como o próprio nome já diz, caracteriza uma limpeza mais intensa, com foco em higienizar, sem exceção, todas as superfícies de um ambiente, como paredes, piso, teto, portas, maçanetas, janelas, cortinas, luminárias, lustres, corrimãos, interruptores, botões, televisores, travesseiros, roupas de cama e todos os outros. Sua realização deve ocorrer assim que o paciente recebe alta do médico, deixar o leito para outro ambiente ou caso haja a necessidade da remoção do corpo, em caso de óbito.
Não seguir estritamente à periodicidade de cada serviço de limpeza pode acarretar problemas muito sérios, como a contaminação do próprio ambiente e das pessoas que o frequentarem.
Utilizar Sempre as Substâncias e EPIs Corretos
Para o serviço de limpeza em um hospital, se faz necessário o uso de substâncias especiais, desenvolvidas especialmente para a higienização desses ambientes. Afinal, utilizar um desinfetante ou produto de limpeza doméstico certamente não surtiria os efeitos necessários.
Por isso, é de suma importância se atentar ao tipo de produto e substância que está sendo utilizado, que sempre deve estar de acordo com a possível contaminação daquele local.
Além disso, a manipulação dessas substâncias, de artigos hospitalares e de tudo o que se referir aos serviços de limpeza deve ser feita com o uso de luvas descartáveis, que devem ser substituídas sempre que necessário.
O cumprimento dessas recomendações diminui ao máximo as chances de contaminação cruzada, que nada mais é do que a transferência de micro-organismos de um material para outro, como de um artigo hospitalar contaminado para um recipiente que será utilizado em outro procedimento cirúrgico, por exemplo.
Jamais Descumprir Nenhuma das Normas da Anvisa
Todas as normas de limpeza e desinfecção de superfícies da Anvisa devem ser seguidas à risca. Infelizmente, isso não é feito por todos os hospitais, seja pela falta de conhecimento ou simplesmente sob a constatação da necessidade de economizar recursos e cortar despesas.
Essas são medidas absolutamente reprováveis, já que não é apenas uma questão do cumprimento de regras, e sim da preservação de um ambiente de saúde, pelo qual transitam pessoas suscetíveis à contaminações e problemas de saúde.
Por isso, cada um dos cuidados e determinações deve ser obedecido integralmente, o que evitará a ocorrência de uma série de problemas.
Como Desempenhar um Serviço de Limpeza de Hospitais Com Perfeição?
Pode parecer difícil encontrar profissionais que tenham todo o conhecimento teórico e prático necessário para manter a higiene de um hospital de acordo com todos os padrões de qualidade e segurança.
Porém, essa procura será muito facilitada por meio da contratação de uma empresa especializada no serviço de limpeza hospitalar, como a Generall, que já atua há mais de 20 anos no mercado e conta com profissionais devidamente capacitados e experientes, que seguem na íntegra a todas as determinações e exigências da Anvisa.