Para uma migração tranquila e segura da portaria orgânica para Portaria Remota ou virtual, se faz necessário o apoio de uma empresa com expertise no assunto e que conduza o passo a passo, evitando transtornos relacionados aos condôminos por desconhecerem os procedimentos que passarão a existir e principalmente a desmistificação de que esta modalidade possa representar menos segurança.
Para que a migração transcorra sem maiores problemas, são necessários alguns cuidados evitando a descredibilidade no novo sistema. Acompanhe os principais pontos e veja como ter o apoio da Generall, uma das empresas precursoras no Gerenciamento e Portaria Remota para Condomínios, Empresas, entre outros.
Trâmite de aprovação
Geralmente o síndico e conselho, no caso de condomínios, fazem contato com as empresas prestadoras de serviços de Portaria Remota, obtendo várias informações que os deixam seguros em optar por esta modalidade, porém, esta mesma segurança não é transmitida a contento para os condôminos que votaram na assembleia e muitas vezes possuem outras dúvidas que não são respondidas pelo síndico e acabam por negativar esta migração, mesmo que vantajosa no aspecto financeiro. Devido a este fato, é importante que o síndico reúna o maior número de pessoas presencialmente ou via call, para dirimir as dúvidas com um especialista no assunto, as pessoas envolvidas poderão votar favoravelmente a migração, que é vantajosa ao condomínio no aspecto financeiro e principalmente na segurança.
A Generall, empresa precursora no Gerenciamento e Portaria Remota, possui um quadro de consultores especialistas neste assunto, podendo auxiliar os síndicos na explanação do assunto nas assembleias, garantindo o número de votos suficientes para a aprovação desta modalidade.
Reunião com condôminos
Os pontos principais para convencimento dos condôminos na utilização da Portaria Virtual ou Remota são:
- Segurança – a portaria remota ou virtual, conta com sistemas integrados (cftv, alarmes, controle de acesso), capazes de perceberem anormalidades de segurança imediatamente ao fato, além de fornecerem aos condôminos, vários dispositivos de pânico silencioso que permite o apoio imediato em caso de necessidade.
Além disto, o sistema permite possibilita relatórios importantes para a constante evolução da segurança do condomínio.
- Agilidade – O condômino provê seu acesso, utilizando vários dispositivos do mercado como leitoras faciais, digitais, aplicativos, tags veiculares entre outros, deixando de depender do porteiro para entrar ou sair do condomínio.
- Economia – Os serviços de portaria remota ou virtual reduzem os custos dos serviços convencionais em até 60%, no que habitualmente é o maior custo do condomínio.
Dúvidas sobre a portaria remota
A Portaria pode falhar?
A Portaria Virtual ou Remota possui 3 pilares básicos para seu funcionamento, quais sejam:
- Energia do local, deve possuir redundância (Gerador ou Nobreak;
- Internet do local, deve possuir redundância;
- Central de Gerenciamento da Portaria Virtual, que deve possuir gerador e várias redundâncias de internet entre outros.
Os demais itens são equipamentos que estão sujeitos a apresentar algum problema, porém as empresas monitoradas devem possuir um estoque de todos os equipamentos de redundância e um SLA pequeno de atendimento, além de possuir porteiros físicos que possam assumir até que o problema seja resolvido.
O que acontece quando a Internet cai?
Conforme exemplificado no item anterior, o cliente que atua com a Portaria Virtual ou Remota, deve possuir uma redundância de internet que minimize a chance de ficar sem comunicação com a Central de Gerenciamento de Portaria Virtual ou Remota.
Mesmo assim, o Grupo Generall disponibiliza uma boa logística de pessoas para que possa atender seus clientes em caso de algum problema no sistema, implantando um porteiro físico, até que o problema seja solucionado. Apesar de ser uma possibilidade remota, estamos lidando com equipamentos que podem sofrer algum tipo de dano.
E se alguém esquecer de fechar o portão?
Os portões controlados pela Portaria Virtual ou remota, possuem aparatos hidráulicos, mecânicos, eletrônicos e sonoro, para evitar que isto aconteça, mas no caso do portão ficar aberto até propositalmente, a Central de Gerenciamento de Portaria Remota ou Virtual, receberá o sinal de porta aberta e tomará as medidas necessárias, tanto operacionais quanto de segurança.
O mesmo acontece com os portões de garagem, que podem trabalhar com aparatos eletrônicos como laços indutivos de solo (trabalha com a detecção da massa metálica do veículo e fecha o portão imediatamente após o veículo passar pelo laço instalado no solo). Todos os portões controlados possuem sensores de detecção, com informações na Central de Gerenciamento de Portaria Remota ou Virtual.
E se alguém ficar preso no elevador?
Na Portaria Remota ou Virtual, todos os interfones existentes, ficam ligados na Central de Gerenciamento de Portaria Remota. Qualquer interfone que seja acionado, inclusive os dos elevadores, serão atendidos imediatamente pela Central de Gerenciamento, que tomará as devidas ações como, acionar a empresa mantenedora dos elevadores, acionar a pessoa responsável no local e outros procedimentos acordados com o cliente.
Veja também: Principais vantagens de uma portaria remota
Conheça os serviços de portaria remota do Grupo Generall
O Grupo Generall é uma empresa de segurança patrimonial e conta com equipes especializadas, atuando na área de:
- Projetos de segurança para portaria remota;
- Análise de riscos para portaria remota;
- Estudos de viabilidade econômica;
- Instalações integradas a engenharia e normas da ABNT;
- Implantação com conscientização dos usuários;
- Cadastramentos e treinamentos locais e remotos;
- Atendimento personalizado para cada demanda;
- Financiamento do passivo trabalhista, no caso do cliente possuir quadro de funcionários próprios, entre outros.
Navegue pelo site e entre em contato com a equipe da Generall, para conhecer mais sobre a solução Portaria Remota em SP.