A cada dia mais pessoas estão preocupadas com a segurança patrimonial, o que leva muita gente a se interessar em como instalar câmera de segurança.
Por isso, o Grupo Generall desenvolveu este artigo, visando sanar as principais dúvidas sobre o assunto e atentar para o que diz a Lei. Acompanhe!
Posso instalar câmera de segurança na minha rua?
A resposta é: sim! Você pode instalar câmera de segurança na sua rua, contanto que se atente a algumas medidas.
É preciso ter bom senso ao instalar qualquer tipo de dispositivo eletrônico no perímetro externo da sua residência, sempre colocando o respeito à intimidade e privacidade das outras pessoas em primeiro lugar.
Com isso em mente, busque posicionar a câmera de forma que não capte imagens de dentro de outras casas, já que isso pode gerar problemas na justiça.
O que diz a lei?
Ainda não há uma lei específica que trate da instalação de câmeras de segurança, mas é preciso salientar o que diz do Art. 5º da Constituição Federal:
“São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
A Constituição também prevê que o uso desautorizado de imagens de pessoas pode gerar indenização por dano moral ou material. Além disso, é preciso averiguar a possível existência de leis estaduais e municipais que orientem como deve ser feita a instalação.
Uma sugestão para evitar problemas é fixar cartazes informando sobre a filmagem. Assim, ninguém é pego de surpresa pela presença de câmeras.
Como instalar câmera de segurança?
A instalação de câmera de segurança depende do tipo de câmera. Veja:
Câmera de segurança com fio
Esse tipo de câmera demanda lidar com cabos e fios. É preciso, além de realizar a instalação da câmera, pensar em uma maneira de instalar os fios às fontes de alimentação, ao DVR (gravador de vídeo digital) e ao monitor.
É fundamental que a câmera permaneça ligada a esses três elementos (fonte de energia, DVR e monitor) para que a transmissão de imagens ocorra de forma adequada.
Câmera de segurança sem fio (com Wi-Fi)
As câmeras sem fio podem ser um pouco mais caras, porém são fáceis de instalar e consideradas os melhores modelos para a segurança residencial. Em alguns casos, é preciso instalar um software específico. No mais, basta posicionar a câmera e selecionar o receptor de internet.
Após conectada, a própria câmera gerará um código HTML para você receber as imagens no browser. Além disso, os modelos mais avançados também permitem ao usuário acessar a transmissão diretamente de um notebook ou do próprio celular.
Como implantar um sistema de câmera de segurança: conheça a Generall
Mais do que instalar câmera de segurança, você pode implantar todo um sistema de portaria remota para monitoramento da sua residência ou condomínio. Afinal, é importante combinar ações estratégicas com o uso de dispositivos eletrônicos.
Para isso, procure uma empresa de segurança patrimonial especializada no assunto, como a Generall, que está há mais de 30 anos promovendo serviços de vigilância 24h e monitoramento residencial.
Implante um sistema de segurança com instalação de câmeras, sensores, alarmes e acompanhamento ininterrupto feito diretamente de uma central de monitoramento com especialistas da Generall. Navegue pelo site e conheça nossos serviços de segurança.
Leia sobre: câmeras de vigilância