Qualquer segmentação de empresa precisa do setor de limpeza, essa equipe deixa o ambiente limpo e adequado para se trabalhar com mais prazer e conforto. Sem contar que a higienização correta e apropriada faz toda a diferença para fidelizar os clientes.
A manutenção e a limpeza são aspectos importantes e que precisam estar sem em dia dentro de uma empresa. Por isso, é de extrema importância analisar bem cada setor e objetos que possuem necessidade maior de limpeza e periodicidade. Pensando nisso, é essencial elaborar um cronograma de limpeza para que nada passe despercebido.
Cronograma de limpeza para sua empresa
Elaborar um cronograma de limpeza para sua empresa é importante, sendo necessário se atentar para alguns pontos em especial. Existem ambientes e utensílios que precisam ser limpos diariamente, e outros que podem ser limpos semanalmente ou até mensalmente.
Pensando nisso, relatamos de forma simples um roteiro que pode ser usado independente do segmento da empresa. Contudo, logicamente, também pode ser adaptado caso sua empresa possua outros elementos específicos que necessitem de limpeza. Confira:
Limpeza diária
– Entrada da empresa;
– Recepção;
– Salas;
– Cozinha ou copa;
– Mesas e aparelhos de escritório;
– Banheiros;
– Retirar o lixo.
A limpeza desses ambientes precisa ser feita diariamente. Caso a empresa tenha mais ambientes e equipamentos, mais atividades podem ser incluídas no dia.
Limpeza semanal
Semanalmente, é comum a realização da popular faxina. Durante a semana, os ambientes são conservados, mas uma vez na semana precisam ser limpos por completo e de maneira aprofundada. Locais como:
– Vidros, janelas, portões e portas;
– Corredores;
– Elevadores;
– Escadas;
– Paredes;
– Estacionamento;
– Armários;
– Lugares altos.
Com uma limpeza profunda uma vez na semana nesses lugares, o restante da semana será apenas conservação. Lembrando que o cronograma pode ser adaptado conforme a necessidade da empresa. Esteja sempre com os produtos de limpeza disponíveis e procure não deixar faltar nenhum deles na despensa.
Limpeza mensal
A limpeza mensal é realizada em objetos e ambientes que precisam de um pouco mais de esforço e tempo. Como:
– Paredes extensas;
– Estrutura das janelas;
– Portas que necessitam de higienização específica;
– Higienização na parte interna dos armários de documentos;
– Limpeza interna dos armários do estoque e despensa.
Aspectos importantes para montar o cronograma de limpeza
É necessário que a empresa tenha sempre os produtos e materiais para a limpeza. Por se tratar de uma empresa, os utensílios precisam ser profissionais e diferentes dos usados para a limpeza doméstica. Assim, é necessário que se busque fazer a compra de produtos que possam ser adquirido em escala maior. Além disso, é importante fazer a reposição ou troca de acessórios, tais como vassoura e rodos, garantindo que estejam em bom estado para uso.
Procure ainda conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas de limpeza em um ambiente compartilhado com ações simples, como “lixo no lixo”, para que o ambiente fique organizado e limpo durante o expediente.
Uma forma de sempre estar com a limpeza da sua empresa em dia, é optar pela terceirização desse serviço. Com uma equipe de profissionais especializados nesse tipo de serviço, a preocupação em montar um roteiro de limpeza não precisará existir. Além disso, a empresa terceirizada tem a responsabilidade de resolver tudo sobre o assunto, desde contratação, até a aquisição de materiais.
Contrate serviços de limpeza terceirizados para sua empresa
Manter a empresa em ordem, organizada e limpa é importante e precisa ser tratado como um fator prioritário no dia a dia de um negócio. Ter uma equipe especializada no serviço fará com que a limpeza aconteça de forma rápida e eficiente.
A Generall é uma empresa que oferece serviços terceirizados de limpeza e de segurança patrimonial. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, ela conta com funcionários qualificados e que procuram desempenhar suas atividades da melhor forma possível, oferecendo um dos melhores serviços terceirizados do mercado.
Confira também: Importância de uma portaria remota para empresas | Terceirização de limpeza