Uma empresa de portaria precisa levar em consideração aspectos de extrema importância, seja durante a elaboração do planejamento, seja na hora de aplicar as técnicas para o controle de acesso e segurança do local.
Veja o que é necessário para a segurança de prédios, condomínios e estabelecimentos antes de contratar empresa de portaria.
Leia também: 5 dicas de gestão para condomínios em 2021
Planejamento de segurança por empresa de portaria
O primeiro ponto (um dos mais importantes) em uma empresa de portaria é o planejamento de segurança. Em portarias, não são incomuns casos de porteiros liberando o acesso de pessoas que não foram devidamente autorizadas.
Isso pode ocorrer pelos mais diversos motivos, mas o correto é que o profissional libere o acesso do visitante de forma adequada – ainda que ele esteja acompanhado de uma pessoa autorizada.
A tecnologia a serviço da empresa de portaria
A empresa de portaria deve utilizar equipamentos tecnológicos para otimizar o controle de acesso e garantir a segurança patrimonial. Os principais são:
Câmeras de monitoramento e sistema CFTV
O sistema CFTV conta com câmeras e captação de áudio que funcionam de forma integrada, visando otimizar o monitoramento do perímetro, além de armazenar as imagens para uma possível futura consulta.
Botão do pânico
O botão do pânico é um equipamento desenvolvido para que os profissionais possam acionar as autoridades caso estejam em uma situação de perigo.
Fechaduras eletrônicas
Outra tecnologia que auxilia na segurança patrimonial é a fechadura eletrônica (também chamada de fechadura digital).
Ela dispensa o uso de chaves e utiliza elementos como leitura biométrica ou tags para liberar o acesso.
Pontos de atenção que devem ser priorizados
Há alguns erros que muitos prédios e condomínios cometem quando deixam de investir em segurança patrimonial e em empresas de portaria. Além disso, ao contratar serviços, é preciso ter a certeza de que a contratada não está cometendo nenhum desses mesmos equívocos.
Os mais importantes, que demandam atenção e refletem diretamente na integridade de bens e pessoas, são:
Falta de investimento e planejamento em segurança
A falta de planejamento é um erro que muitos condomínios e estabelecimentos cometem. Os investimentos em guaritas, portões, cercas, sistemas de monitoramento e empresa de portaria demandam planejamento prévio para que tudo funcione de forma adequada, e tanto bens materiais quanto pessoas permaneçam protegidos.
Falta de investimento em equipamentos tecnológicos
Como dito anteriormente, o uso de tecnologia é fundamental para aprimorar o monitoramento e a liberação de acesso, sendo fundamental para o trabalho de vigilantes e porteiros, assim como para a segurança dos envolvidos.
Descumprimento dos protocolos de segurança
De nada adianta elaborar um planejamento e investir em tecnologia se os próprios frequentadores negligenciam os protocolos de segurança. A cooperação entre moradores, funcionários e clientes é fundamental para o bem-estar geral.
Desconsiderar especificidades do perímetro
O prédio, seja residencial seja estabelecimento comercial, deve realizar um estudo minucioso de todo o perímetro, para conhecer as características e especificidades do bairro. Pensar apenas na segurança da porta para dentro deixa de lado informações que são cruciais, como proximidade a comunidades perigosas, locais públicos (praças) com a presença de usuários de drogas e possível iluminação fraca, por exemplo.
Falta de treinamento ou de pessoal especializado
A segurança patrimonial e o controle de acesso dependem intrinsecamente da capacitação dos responsáveis pelo monitoramento e pela portaria.
Ainda hoje, prédios cometem erros comuns, como ausência de porteiros (que deixam seus postos por motivos alheios), falta de treinamento para que os responsáveis trabalhem da melhor forma possível, sem contar a ausência de experiência de alguns.
Nesses casos, é crucial contar com auxílio de profissionais especializados em segurança patrimonial, assim como empresa de portaria que fornece equipe especializada, além de equipamentos eletrônicos para colocar em prática o planejamento.
Empresa de portaria: conte com a atuação especializada da Generall
A Generall é uma empresa de portaria e segurança patrimonial que conta com equipe de profissionais no assunto. Além de habilitado, o time da Generall recebe treinamentos constantemente e realiza o trabalho de monitoramento, acompanhamento do perímetro e liberação de acesso por meio de dispositivos eletrônicos cedidos pela própria empresa.
Navegue pelo site e entre em contato para conhecer o planejamento de segurança patrimonial da Generall.
Conheça também a portaria remota em SP!