Saiba o que é gravação de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) na nuvem, por que é importante para projetos de segurança e como contar com auxílio de serviços terceirizados especializados em portaria remota.
A gravação de CFTV na nuvem nada mais é que o ato de fazer uma imagem (ou vídeo) por meio de sistema eletrônico de segurança (como câmera) e armazená-la na internet. Dessa forma, contanto que os dispositivos tenham acesso à rede Wi-Fi, é possível fazer o monitoramento de qualquer lugar.
O CFTV na nuvem dispensa o uso de diversos discos rígidos para armazenar as imagens e os vídeos. Além disso, esse tipo de sistema permite alta escalabilidade, ou seja, se uma empresa cresce e sente que precisa de um nível superior de vigilância, pode aumentar as contratações de serviços terceirizados especializados no ramo.
Saiba mais: O que é um projeto de CFTV .
Como funciona a gravação de CFTV na nuvem
A gravação na nuvem tem um diferencial gritante, que é a possibilidade de acompanhar imagens e vídeos a distância, 24 horas por dia, o que possibilita monitoramento remoto com máxima eficiência.
O armazenamento direto na nuvem funciona como uma espécie de disco rígido online, sem as limitações que o dispositivo convencional traria (como quebra, perdas e a possibilidade de furto ou roubo).
As imagens e gravações capturadas pelas câmeras de segurança são enviadas diretamente para o servidor na internet, ou seja, o armazenamento ocorre instantânea e automaticamente.
O sistema continua recebendo as imagens emitidas pelas câmeras, e todas são mantidas no armazenamento local. Isso é um grande benefício caso alguém mal-intencionado tente apagar os arquivos.
Vantagens da CFTV na nuvem
A gravação de CFTV na nuvem traz várias vantagens, mas é possível pensar na principal como sendo a garantia de armazenamento das imagens, evitando perdas que geralmente acontecem nas gravações convencionais quando há defeito no disco rígido. A perda de imagens na nuvem é praticamente impossível, já que o armazenamento ocorre em mais de um servidor, e os backups são frequentes.
Outro benefício diz respeito à integração que há entre a nuvem e o sistema de segurança. Ao menor sinal de interrupção do envio de imagens, ocorre o comunicado da inconsistência, e é possível entrar com a verificação do possível defeito quase que imediatamente.
Principais cuidados
Um dos principais cuidados na hora de adotar a gravação em nuvem é garantir que os serviços terceirizados de segurança sejam capacitados o suficiente para tratar o assunto com seriedade, garantindo a integridade do patrimônio e das pessoas envolvidas.
Conheça mais sobre o serviço de CFTV da Portaria Remota
O CFTV é um grande aliado quando o assunto é utilizar serviços terceirizados de portaria remota e controle de acesso a condomínios e estabelecimentos. Em áreas comerciais, é possível ter amplo acesso às imagens em tempo real da região, acabando com possíveis áreas desprotegidas, até mesmo em casos de terrenos de grande extensão.
A Portaria Remota é um grupo de serviços terceirizados em segurança, pertencente à Generall, que presta monitoramento remoto, CFTV e planejamento de sistemas de segurança completos para condomínios e estabelecimentos comerciais.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Portaria Remota e os serviços terceirizados de segurança que a empresa oferece.
Confira também: Vantagens da Portaria Remota