Acompanhe as principais informações sobre a portaria virtual e veja como potencializar a segurança patrimonial do condomínio.
A portaria virtual reúne ferramentas e tecnologias capazes de otimizar o sistema de segurança de condomínios empresariais e residenciais.
O que é portaria virtual?
De forma objetiva, podemos entender a portaria virtual como um sistema integrado de ferramentas tecnológicas para controlar o acesso de visitantes, colaboradores, prestadores de serviços, clientes ou moradores. Os profissionais responsáveis também acompanham a rotina do condomínio, visando à segurança do perímetro.
Nesse sentido, ao obter a portaria virtual, é possível contar com mais segurança sem a necessidade de um porteiro físico, sendo que o monitoramento é feito por meio de uma central de operadores.
Como funciona a portaria virtual?
Há algumas tecnologias que juntas resultam em um sistema de segurança ideal para portaria virtual. São elas: alarmes, circuito CFTV (câmeras de captação e armazenamento de imagens e sons), interfones, controles de acesso e automatização de portões.
Tais dispositivos de segurança patrimonial só funcionam adequadamente quando gerenciados por uma central de monitoramento, onde profissionais no assunto acompanham a rotina de tudo o que acontece no condomínio.
As ferramentas são instaladas em todo o perímetro, tanto para a proteção de áreas comuns quanto para a identificação e liberação de acesso de pessoas.
Como funciona a entrada de terceiros?
A entrada de terceiros com a portaria virtual, na prática, funciona da seguinte forma:
- Moradores (no caso de condomínios residenciais) e funcionários (no caso de condomínios empresariais) cadastram suas entradas uma vez e, a partir de então, passam a entrar e sair do perímetro utilizando dispositivos, como leitores biométricos e tags;
- Prestadores de serviços e visitantes acionam o interfone e conversam com o operador da central de monitoramento, que entra em contato com o responsável por liberar o acesso;
- É importante lembrar que há formas de agilizar o processo de liberação de acesso. O responsável pode encaminhar uma chave virtual, por meio de aplicativo de celular, para que o visitante possa entrar sem ter que ser anunciado.
Por meio da chave virtual (ou QR Code), o operador fica isento de ter que intervir, o visitante precisa apenas aproximar o código do leitor, e o portão será automaticamente destravado.
Vantagens da portaria virtual
Contar com serviços de portaria virtual traz diversas vantagens, tais como:
- A redução dos custos é perceptível pela gestão;
- Serviços terceirizados de portaria virtual isentam o condomínio de ter que contratar e treinar um profissional para assumir o posto de porteiro;
- A empresa responsável por fornecer os serviços de portaria virtual também deverá prover a instalação de todas as ferramentas necessárias, como câmeras, alarmes e interfones;
- A portaria virtual funciona 24 horas;
- A empresa de portaria virtual conta com profissionais realmente especializados em segurança patrimonial, que podem atender de forma eficaz a todas as necessidades do condomínio;
- Os serviços de segurança de portaria virtual aumentam o conforto e a tranquilidade dos condôminos.
Saiba como implementar em condomínios residenciais
A portaria virtual reúne uma série de soluções tecnológicas de monitoramento e controle de acesso. Os serviços de portaria virtual, assim como os serviços de portaria remota da Generall, promovem uma série de análises e o desenvolvimento de projetos para garantir o maior nível de segurança possível dentro de condomínios, alinhando sempre as tecnologias disponíveis com as necessidades de moradores e/ou colaboradores.
Saiba mais sobre os serviços terceirizados de segurança patrimonial e portaria virtual da Generall.