Com a crescente onda de violência e crimes, o investimento em segurança se torna algo obrigatório para as empresas. Esse investimento é positivo, se feito corretamente e com equipamentos adequados.
O botão de pânico é um equipamento de segurança, geralmente usado por vigilantes, porteiros, ou até no meio doméstico. O botão é acionado quando ocorre alguma ameaça de perigo como invasão, roubo e outras situações. Uma vez acionado, o botão irá emitir um alerta, normalmente silencioso.
Ele poderá estar ligado a uma empresa de segurança, que, ao receber o alerta, tomará as medidas corretas para evitar que qualquer coisa aconteça à pessoa que emitiu o sinal. Existem alguns modelos já disponíveis no mercado.
Modelos do botão de pânico
É importante não entrar em pânico e manter a calma em situações de risco, atente-se em não fazer nada precipitado. Dessa forma, é possível utilizar o botão de pânico da maneira correta e, assim, evitar um desastre.
Botão de pânico fixo
É necessário fazer a instalação em um local estratégico que vai permitir um alerta da situação de perigo silencioso, mesmo que o sistema do alarme esteja ativado. Pressione o botão por no mínimo três segundos para que a mensagem seja enviada.
Botão de pânico sem fio
Esse botão é conhecido como controle remoto. Como ele é sem fio, permite ser levado a qualquer lugar. Emitindo também um sinal silencioso e discreto, independente se o sistema de segurança está ativado ou não. O ideal é que ele seja acionado dentro do limite do local de monitoramento, assim, é mais garantida sua funcionalidade.
Botão de pânico do teclado
No próprio sistema de alarme, é possível acionar três tipos de eventos de pânico: pânico silencioso, emergência médica e incêndio. O único que aciona a sirene do local é o de incêndio. Os outros eventos acionam sinais silenciosos. Sempre mantenha as teclas do teclado pressionadas por três segundos.
Importância e objetivo do botão de pânico
Ter esse equipamento nas dependências de uma empresa pode reduzir significativamente o número de crimes e situações que venham a prejudicar os funcionários presentes no momento. O mais usado ultimamente é o botão de pânico fixo. Ele é colocado em alguns pontos estratégicos que contribuem para emissão de um alerta mais rápido.
Quando acionado, ele emite o sinal juntamente com a localização. No momento em que a empresa de segurança recebe o alerta, ela toma as precauções cabíveis, informando aos órgãos de segurança publica imediatamente.
A ação é realizada mais rápido possível para que não haja nenhuma consequência negativa por meio de ações criminosas. O uso do botão tem se mostrado muito eficaz. Não só no âmbito de segurança empresarial, como também em residencias.
Com a tecnologia presente em todas as áreas, na segurança não seria diferente, e ela tem agregado cada vez mais com equipamentos de manuseio fácil e prático, como fechaduras digitais, câmeras que podem ser monitoradas de qualquer dispositivo móvel, dentre outros.
Invista em equipamentos de segurança
Preocupar-se com equipamentos de segurança, é fundamental para uma empresa, e o botão de pânico é um desses equipamentos. Ele é útil para muitas situações e pode prevenir que algo de pior aconteça em momentos específicos de pânico.
Com o auxílio de uma empresa de segurança patrimonial, é possível portar todos os equipamentos de segurança e ainda contar com a segurança física disponível através dessa organização.
O Grupo Generall possui mais de 20 anos de experiência no ramo de segurança e serviços e possui as melhores soluções do mercado..
Acesse o blog e saiba mais.
Confira também: empresa de vigilância patrimonial