A limpeza e conservação de condomínios se tornou uma das pautas mais importantes durante a pandemia. Um ambiente devidamente limpo é fundamental para mitigar a disseminação do novo coronavírus.
Saiba como deve ser feita a limpeza e conservação do condomínio e conte com o trabalho de equipes especialistas no assunto.
Leia também: Limpeza de condomínios: 6 cuidados principais para essa tarefa
A importância da limpeza em condomínios
A limpeza e conservação de condomínios garante que o vírus tenha dificuldade em se proliferar. Nesse sentido, manter a limpeza e conservação do condomínio é um cuidado básico para a boa gestão em respeito aos moradores, colaboradores e visitantes.
Para além da questão sanitária, investir na limpeza adequada garante que espaços coletivos estejam sempre com bom aspecto e promovam uma boa convivência entre todos.
É preciso salientar o quanto um ambiente sujo também pode ser porta de entrada de problemas ligados a animais peçonhentos (baratas, cobras e escorpiões) e doenças, como tétano, dermatite e dengue.
Limpeza dos elevadores: no que prestar atenção
A limpeza e conservação de elevadores demanda atenção redobrada. Essa cabine de transporte é utilizada por inúmeras pessoas em edifícios residenciais e, por ser mal arejada, vira o cenário perfeito para a disseminação do novo coronavírus.
No caso, é fundamental realizar a limpeza utilizando água sanitária (produto eficiente para a limpeza do piso do elevador) e limpadores multiuso com álcool (para a higienização da porta, do espelho e do display).
É importante salientar que os elevadores devem ser limpos com mais frequência do que outros ambientes, principalmente se houver pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas dependências do prédio.
Dicas e orientações para os síndicos sobre limpeza e conservação de condomínios
Durante a pandemia, todo cuidado é pouco. Por isso, é fundamental reforçar medidas de limpeza e conservação do condomínio. Além disso, é preciso restringir a circulação de pessoas e incentivar o distanciamento social.
Também cabe aos síndicos observar se as regras de limpeza e conservação estão sendo devidamente seguidas tanto pelos responsáveis pela higienização quanto pelos próprios moradores, que devem utilizar álcool em gel nas mãos ao entrar e sair das dependências do edifício.
Importante: realizar o acompanhamento quanto às medidas de prevenção contra o novo coronavírus não deve ser uma atitude vista como repressiva, mas sim atenta em relação ao que é preciso ser feito no condomínio para evitar que o vírus se alastre e faça mais vítimas.
No mais, o síndico deve ficar atento à frequência de limpeza em ambientes coletivos. Acompanhe:
Limpeza diária
- Hall de entrada;
- Equipamentos localizados na portaria (interfones, monitores e aparelhos eletrônicos);
- Elevadores;
- Corrimãos;
- Portas e portões de entrada.
Limpeza semanal
- Aparelhos de ar-condicionado;
- Bebedouros;
- Extintores e hidrantes;
- Halls dos andares;
- Escadas;
- Exaustores e ventiladores;
- Piscinas;
- Brinquedos;
- Quadras;
- Salão de jogos.
Limpeza quinzenal
- Partes internas de esquadrias;
- Maçanetas e portas de áreas internas (com menos circulação de pessoas);
- Pisos externos (com equipamento tipo “bomba de água”);
- Paredes em áreas comuns;
- Sala de máquinas;
- Salão de festas;
- Vidros nas áreas comuns e na portaria.
Limpeza mensal
- Escadas;
- Garagem;
- Grades e portões da garagem;
- Janelas externas;
- Persianas, venezianas e cortinas.
Conheça os serviços de limpeza e conservação de condomínio da Generall
A Generall é especialista em limpeza e conservação de condomínios e, por isso, oferece equipes de profissionais no assunto para garantir que ambientes coletivos permaneçam limpos e bem conservados, dificultando a disseminação do novo coronavírus e garantindo a tranquilidade e conforto de moradores, colaboradores e visitantes.
Navegue pelo site para conhecer os serviços de limpeza e conservação da Generall e entre em contato para obter mais informações.
