Hoje em dia é preciso manter a segurança tanto em empresas como em residências, sempre em nível alto para evitar problemas em relação a invasões e crimes.
Para isso, a maioria das empresas e também algumas casas ou apartamentos que ficam dentro de condomínios contam com portarias e também com o serviço de vigilância.
Por mais que esses dois itens pareçam ser a mesma coisa, eles são diferentes, porém, ambos extremamente importantes para garantir a segurança.
Se você deseja implementar mais segurança em sua residência ou empreendimento, esse é o texto ideal para ler e se informar. Vamos lhe mostrar a diferença entre esses dois serviços e também o porquê de os contratar.
Entenda um pouco sobre os serviços de vigilância
O objetivo do serviço de vigilância é manter a segurança em todos os setores da empresa. Para isso, é preciso que os profissionais realizem treinamentos e cursos em escolas que são autorizadas.
Além disso, a empresa que irá trabalhar com vigilância precisa ser devidamente credenciada pela Polícia Federal para exercer de forma correta as funções.
O serviço de vigilância pode ser feito com pausa ou, em alguns casos, de forma integral. Além de também poder ser feito com armamento, dependendo da necessidade e dos riscos oferecidos.
Esse serviço possui outras funções, fora vigiar todo o ambiente do local. São elas: fazer rondas; conferir alarmes e ficar em alerta para descobrir qualquer situação suspeita e intervir com antecedência.
Serviço de portaria
O serviço de portaria também colabora muito com a segurança do local, pois é por meio dele que será permitida ou não a entrada de pessoas dentro do ambiente que está sendo monitorado.
Diferente do serviço de vigilância, o serviço de portaria tem como foco principal apenas a própria portaria e serviços relacionados a ela, evitando, portanto, que pessoas não autorizadas entrem.
Além de permitir essa movimentação, o serviço de portaria tem outras funções como: receber encomendas; em caso de condomínios, distribuir as correspondências; anunciar quando alguém chega e conferir se a pessoa tem autorização para entrar.
Diferenças entre os dois serviços
Como deu para perceber, os dois serviços são extremamente importantes para a segurança da empresa, residência ou condomínio, mas existe, sim, uma diferença entre eles.
O serviço de portaria é unicamente feito na própria portaria, então, a sua função maior é ter o total controle da recepção que ocorre no local, evitando que haja invasões.
Porém, vale ressaltar que é obrigação da portaria apenas quando essas pessoas entram pela porta da frente. Se acontecer de algum indivíduo pular o muro ou fazer a invasão de outra forma, a responsabilidade é do serviço de vigilância.
A vigilância tem como maior responsabilidade estar atenta ao que acontece em todas as áreas do local trabalhando, sempre para evitar o máximo de chances possíveis de qualquer problema acontecer relacionado à segurança.
Para contratar uma empresa de segurança a fim de realizar o serviço de portaria e de vigilância, entre no site da Generall e veja todos os serviços prestados.
A Generall é uma empresa devidamente autorizada pela Polícia Federal e está no mercado há mais de 10 anos trabalhando para garantir total segurança aos seus clientes.
Clique aqui para continuar no blog e conferir muito mais!
