O porteiro muitas vezes é a primeira pessoa com quem um visitante tem contato em um condomínio ou empresa.
Esse profissional tem um papel fundamental não só na segurança do local como também na manutenção do bom funcionamento de todos os processos.
Além disso, levando em conta que a primeira impressão é a que fica, o porteiro deve ter habilidades sociais bem desenvolvidas para receber quem está chegando.
Veja quais são as funções de um porteiro, sua importância e como contratar serviço de portaria.
O que faz um porteiro?
O porteiro pode exercer muitas funções, sendo as principais:
Lidar com emergências
No caso de algum problema, imprevisto ou emergência, é fundamental contar com o suporte e auxílio de um porteiro. Esse profissional tem acesso a informações e ao sistema de segurança, sendo o verdadeiro guardião do perímetro.
Caso haja alguma ação suspeita ou até mesmo se alguém ficar preso no elevador, por exemplo, o porteiro é quem toma as primeiras providências, acionando a empresa de elevadores ou, em último caso, o corpo de bombeiros.
Orientar prestadores de serviços
O porteiro, além de liberar o acesso de possíveis prestadores de serviços e colaboradores em geral, deve ser o primeiro a liderar as orientações, principalmente quando for a primeira vez da pessoa no local.
Para evitar problemas e, até mesmo, ações criminosas, é de extrema importância ter um porteiro no recinto para realizar os protocolos de segurança e monitoramento desses colaboradores.
Controle de acesso
A função mais conhecida do porteiro também é uma das mais importantes. Está nas mãos desse profissional a responsabilidade de controlar e registrar a entrada e saída de todos, sejam moradores (no caso de condomínios), clientes (no caso de empresas), prestadores de serviço ou visitantes.
Importante: para toda a entrada é necessária uma autorização. Caso contrário, a pessoa é impedida de passar.
A importância do porteiro na segurança do condomínio ou empresa
O porteiro é muito importante para a segurança do local, principalmente por ser o profissional que lida com visitantes, moradores, colaboradores, prestadores e encomendas. Basicamente, tudo passa pela portaria.
Isso faz do porteiro um dos profissionais mais importantes para se ter em condomínios, empresas e estabelecimentos. Sem ele, pode haver desorganização e riscos na segurança.
Com a crescente violência no Brasil, nenhum município está a salvo de ações criminosas, motivo pelo qual os serviços de portaria são tão requisitados em locais de diferentes portes e segmentos.
Ter um bom porteiro, que seja treinado para lidar com adversidades, é um dos pilares para mitigar riscos e aumentar o bem-estar de todos. Mas para isso é preciso contratar um profissional qualificado.
Características de um bom profissional de portaria
Para cada local, deve-se traçar o perfil mais adequado do porteiro seguindo requisitos que levam em consideração as necessidades e especificidades de cada caso. Veja algumas características que um bom profissional deve ser:
- Atenção e proatividade para lidar com imprevistos;
- Boa apresentação pessoal;
- Habilidades de comunicação verbal e escrita;
- Boa memória visual;
- Conhecimentos de informática;
- Gentileza, simpatia e atitudes positivas;
- Confiança e honestidade;
- Responsabilidade e organização;
- Discrição e ética.
Saiba como contratar porteiro devidamente treinado com a Generall
Os serviços de portaria do Grupo Generall vão além do porteiro presencial. Com equipes que trabalham também de forma remota e virtual, o Grupo Generall oferece um serviço completo ao alocar um porteiro que esteja devidamente qualificado para suprir as demandas de um condomínio, empresa ou estabelecimento.
Aproveite os outros artigos da Generall para saber qual tipo de portaria mais se adequa ao seu caso e entre em contato para conversar com um de nossos especialistas.