Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar diversos recursos disponíveis que auxiliam no serviço de segurança patrimonial. O uso de câmeras, portaria eletrônica e até mesmo a radiocomunicação são alguns deles.
A radiocomunicação é um recurso que auxilia funcionários que precisam se comunicar entre si com rapidez e agilidade para garantir uma melhor segurança para a empresa.
Os aparelhos utilizados para fazer a radiocomunicação são modernos e equipados para disponibilizar funções que facilitam o momento da comunicação entre os profissionais.
Veja a importância do uso desse recurso em empresas e condomínios e não hesite em acrescentá-lo para a total segurança do seu negócio e de sua família.
Praticidade e agilidade para síndicos e funcionários
A agilidade é um dos cuidados essenciais que precisa estar presente para garantir a segurança do local. Quando o síndico e os funcionários têm acesso aos aparelhos de radiofrequência, comunicar-se entre si se torna mais prático.
Então, quando há algum problema relacionado à portaria ou qualquer outro problema que o síndico precisa saber, será mais prática e rápida a sua resolução. Além disso, alguns condomínios deixam um aparelho disponível por casa ou apartamento, assim os moradores também terão acesso rápido caso precisem de algo relacionado à segurança.
É preciso saber se comunicar da forma correta
Para que o serviço seja feito com eficácia, é preciso que os colaboradores saibam como se comunicar através do aparelho de radiofrequência.
Para conseguir fazer a comunicação, é necessário apertar um botão presente no aparelho que se chama “PTT”. Além disso, para que o aparelho e a comunicação sejam eficientes, todos precisam saber interpretar o Código Fonético Internacional e o Código Q.
O Código Q é um dos mais utilizados e ele conta com 45 códigos que começam com a letra Q, por exemplo:
- QAR: Abandonar a escuta;
- QAP: Na escuta;
- QRV: Estou disponível.
Todos esses códigos foram feitos para trazer mais rapidez durante a comunicação. Por isso, é essencial que todos saibam o que cada sigla significa.
Quer contratar um serviço de vigilância patrimonial?
Regras essenciais no momento de utilizar essa comunicação
Existem algumas regras que definem um padrão no momento de utilizar essa comunicação, e isso foi definido para que, independente do local onde o vigilante esteja, o entendimento seja sempre o mesmo.
Por exemplo, uma regra clara e fundamental para que o serviço seja feito com eficiência é ter comunicação breve, clara e pausadamente. Isso fará com que a mensagem chegue a seu destinatário com qualidade.
Além disso, é essencial entender que esse tipo de comunicação deve ser utilizado apenas para assuntos importantes e, antes de transmitir a mensagem, é preciso verificar se o canal realmente está livre.
Por esse motivo, é essencial que o canal seja utilizado apenas para assuntos relacionados ao trabalho, assim, em uma ocasião importante ele não estará ocupado à toa. Outra regra essencial é responder imediatamente ao ser acionado, pois é preciso levar em conta a importância do motivo da comunicação.
Conte com uma empresa especializada em segurança
Para ter certeza de que os profissionais estejam trabalhando com eficiência, é preciso contar com uma empresa de segurança especializada no assunto como a Generall, que tem uma rede de serviço terceirizada com certificado da Polícia Federal e possui os melhores profissionais da área. Clique aqui para acessar nosso blog!
Confira também: empresa de vigilância patrimonial